O que acontece se utilizar gasolina “velha” no seu carro?

Sabe como, em alguns filmes pós apocalípticos, ainda se vêem pessoas a andar de carro apesar da falta de infraestruturas de gasolina? Na realidade, isso não funcionaria na vida real, e não é porque não haveria mais gasolina. O problema é que a gasolina não dura para sempre. O prazo de validade exato da gasolina varia de acordo com alguns fatores, mas, em geral, deixa de ser útil ao fim de alguns anos.

O que acontece se utilizar gasolina velha no seu carro?

Tentar usar gasolina velha e obsoleta no seu carro ainda pode fazê-lo mover-se um pouco, mas também vai infligir danos duradouros e corrosão nos componentes internos do seu carro. Ou seja, se tiver encontrado uma lata de gasolina velha num canto da sua garagem, é melhor não o utilizar no seu carro.

A gasolina, no seu estado normal, tem uma composição química muito particular que a torna ideal para uma combustão eficiente. No entanto começa a degradar-se gradualmente com o tempo. Quando a gasolina começa a ficar velha, começa a evaporar-se e a oxidar-se, contaminando-se com partículas sólidas e resíduos de goma.

gasolina velha

Se tentar usar gasolina velha no seu carro, talvez consiga extrair um pouco de energia para o processo de combustão dos vestígios que ainda restam. Mas não vai longe, porque todas essas partículas farão com que o combustível queime incorretamente. Isto conduzirá a danos físicos no motor e nos seus componentes.

Além disso, o resíduo de goma também começará a revestir os componentes internos do tubo de combustível

Isto pode levar a bloqueios sólidos que podem impedir a entrada de combustível na admissão do motor. Dependendo do tipo exato de combustível que está a usar, pode haver efeitos prejudiciais adicionais. Por exemplo, se estiver a usar combustível com um grau mais elevado de etanol na sua mistura, pode acabar por ter água na linha de combustível, o que pode levar à corrosão interna.

O tempo que o combustível vai durar antes de ficar velho depende de alguns fatores, como a composição química precisa do combustível e a forma como o armazenou. Na melhor das hipóteses – especificamente gás com estabilizador de combustível adicionado que tenha sido armazenado num recipiente metálico selado – pode obter até três anos de estabilidade. Claro que tudo isto assumindo que se certificou de que adicionou o estabilizador e armazenou o combustível corretamente.

Se deitar gasolina normal numa lata de combustível e a deixar na sua garagem, pode ter cerca de três a seis meses de vida útil.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também