iPhone 18 Pro pode mesmo ser o fim das câmaras DSLR

Ainda mal começámos a pensar no que o iPhone 17 poderá trazer e eis que já há novidades sobre o sucesso. De facto, o famoso analista da Apple, Ming-Chi Kuo, confirmou a sua previsão de que o iPhone 18 Pro da Apple, previsto para 2026, terá uma câmara de abertura variável. Mas para além disso a sua última informação contém uma primeira menção a “lâminas de abertura”. Isto significa que a nova aposta da Apple pode estar um passo mais perto de replicar uma experiência de câmara real. Ou seja, o iPhone 18 pode mesmo ser o fim das câmaras DSLR.

Kuo fez sua última previsão numa notícia que aborda o futuro da BE Semiconductor (BESI). De acordo com Kuo, a Apple pretende usar o equipamento de montagem da BESI para esta função, sugerindo o compromisso da Apple com o avanço da sua tecnologia de câmara.

As aberturas variáveis, que apareceram pela primeira vez no Galaxy S9 da Samsung e são atualmente encontradas em dispositivos da HUAWEI, Xiaomi e HONOR, permitem que as câmaras ajustem dinamicamente o tamanho da abertura. Isto permite um melhor desempenho em condições de pouca luz com uma abertura mais ampla e uma focagem mais nítida em cenários bem iluminados com uma abertura mais estreita.

iphone 18 pro pode mesmo ser o fim das câmaras dslr

A Apple pode oferecer algo mais próximo do controlo da abertura ao estilo DSLR no iPhone 18 Pro

No entanto, as chamadas aberturas variáveis dos telemóveis Android alternam frequentemente entre dois níveis predefinidos. Embora estas alternâncias possam melhorar a versatilidade, não permitem um controlo preciso da entrada de luz ou da profundidade de campo. Com estes planos previstos, a Apple poderia oferecer algo mais próximo do controlo de abertura ao estilo DSLR. Ajustes precisos poderiam permitir um desempenho ainda melhor em baixa luminosidade, bokeh natural e imagens mais nítidas e com mais nuances.

Para além do iPhone, o relatório de Kuo também destaca os planos ambiciosos da Apple para toda a sua linha de produtos. O iPhone 18 Pro irá provavelmente partilhar o palco com a série de chips M5 da Apple. Assim está preparada para utilizar um sistema avançado para melhorar o desempenho em Macs e outros sistemas. A adoção mais ampla da Apple de ligação híbrida em aplicações de IA e data center pode ajudar a obter melhor desempenho com menor consumo de energia.

Acha que o iPhone 18 Pro pode mesmo representar o fim das câmaras DSLR? Conte-nos tudo nos comentários.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também