O armazenamento na cloud, como o que obtém do Google Drive, pode ser bastante simples. No mínimo, só precisa de fornecer uma forma de carregar ficheiros e uma forma de os recuperar mais tarde. É claro que a concorrência impulsiona a inovação, pelo que não é de surpreender que a maioria dos principais intervenientes ofereçam experiências muito mais completas do que isso, com tudo, desde ferramentas de cópia de segurança automatizadas a opções de partilha avançadas. A propósito disto há um novidade muito interessante que torna a utilização do Google Drive com ficheiros de vídeo um pouco mais agradável.
Ultimamente a Google não tem deixado o Google Drive em paz e isso é bom. Dito isto, tem disponibilizado diversas funcionalidades para o Drive, como o scanner de documentos melhorado de que falámos na semana passada. Ao longo do ano, também vimos uma série de melhorias no reprodutor de vídeos do Drive e que permite transmitir vídeos que carregou diretamente para esta plataforma. Entretanto, em outubro, a Google fez uma grande reformulação do leitor de vídeo com uma interface de utilizador renovada e novos controlos de reprodução. Agora, a Google revelou que o Drive ganhou a capacidade de começar a reproduzir os seus vídeos assim que são carregados.
Mas o que representa esta melhoria?
Para perceber porque é que isto é uma melhoria tão grande, é preciso ver como é que o Drive lida com os ficheiros de vídeo. Quando carrega um ficheiro de vídeo para o Drive, pode sempre descarregá-lo mais tarde e obter uma cópia 1:1 do original, tal como seria de esperar do armazenamento na cloud. Mas para oferecer o seu leitor incorporado, o Drive também converte o seu vídeo para uma cópia mais adequada para streaming. Ou seja, tal como o YouTube faz quando carrega os seus vídeos para lá. E, como qualquer criador sabe, esperar que isto termine pode, por vezes, demorar algum tempo.
No entanto, a partir de agora, pode iniciar a reprodução assim que o vídeo terminar de se carregar para o Drive. Como pode ver na captura de ecrã acima, esta solução ainda não é perfeita. Como tal, terá de esperar que o processamento termine. Isto antes de poder partilhar o seu vídeo com os seus amigos e familiares através do leitor do Drive. Mas, especialmente se estiver a trabalhar com muitos dos seus próprios vídeos, isto continua a parecer um passo em frente na utilização do Drive, tornando muito mais fácil identificar clips carregados e encontrar o conteúdo de que necessita.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!