A Steam Deck já tem alguns anos de mercado, visto que foi lançada originalmente em 2022. Mas, apesar de ser baseada em hardware bastante mais antigo face às mais recente ROG Ally / Ally X da ASUS, ou Lenovo Legion Go, continua a ser uma consola extremamente capaz, devido a grandes níveis de otimizações.
Um nível de otimização que não parece estar presente no lado Windows 11 da coisa.
Por isso, a Lenovo, que para muitos entusiastas tem a melhor consola portátil do mercado, parece estar muito interessada em lançar uma consola portátil baseada no SteamOS.
Lenovo pode ser a primeira a meter a colher no SteamOS
Caso não se lembre, a Valve confirmou que tem planos para levar o seu sistema operativo SteamOS a outros aparelhos. Porém, apesar deste anúncio ter acontecido há mais de um ano, ainda nada aconteceu.
Mas, segundo um recente anúncio da Lenovo, e também alguns leaks relativos a uma das suas novas consolas portáteis, é muito provável que a primeira consola SteamOS fora do ecossistema Steam Deck esteja prestes a chegar ao mercado.
Afinal de contas, a Lenovo anda a convidar especialistas do mundo dos videojogos para uma apresentação na CES 2025 onde o tema base parece ser uma parceria com a Valve.
Porém, não me parece que a Lenovo queira fugir a 100% do ecossistema Windows. Acredito que vão existir versões diferentes, provavelmente com o mesmo exato hardware, de forma a que a aposta seja multifacetada.
Ou então, vai ser possível ter acesso aos dois sistemas operativos na mesma exata consola.
SteamOS vs Windows. O que muda?
Ao contrário do Windows, o SteamOS permite a utilização de uma interface muito mais simples e fluída, e de facto muito similar a uma outra qualquer consola convencional.
Além disso, a Valve também garante otimizações a sério, e claro, um profundo e longo adeus aos problemas do mundo dos computadores, como é a compilação de shaders ou manutenção de drivers atualizadas.
Por sua vez, com o Windows 11, tem um vasto suporte a tudo e mais alguma coisa. Ou seja, pode instalar tudo o que quiser, como é o exemplo de emuladores de outras consolas.
Hardware?
Ao que tudo indica, a Lenovo tem mais que uma consola pronta a lançar. Mas ambas vão ser baseadas em hardware AMD Ryzen Z2, o que por sua vez significa bons níveis de performance, e até algum potencial IA.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!