Depois de alguns anos de estagnação no mundo dos computadores, o que muito se deveu ao facto de as placas gráficas terem encarecido de forma quase absurda, e de facto, de não ter existido uma evolução por aí além no lado dos processadores. A realidade é que o mercado está novamente a mudar!
Por isso, com a chegada de novas gerações de placas gráficas, e curiosamente com uma Intel em maus lençóis, os preços vão finalmente ficar um pouco mais apelativos para uma gigantesca onda de atualizações.
O que levanta a questão… Vale a pena reaproveitar componentes da sua máquina atual, de forma a poupar alguns trocos? Talvez sim, mas provavelmente não.
PC Novo – Vale a pena aproveitar peças para poupar dinheiro?
Quando se troca de computador, apesar de parecer estranho, não podemos dar atenção apenas ao hardware que dá vida à torre, ou seja, à máquina propriamente dita.
Temos também de olhar para os periféricos, mais concretamente para o monitor. Porque este é o periférico que mais vezes é aproveitado, e por vezes de forma quase absurda.
Afinal, qual é o interesse de ter um PC cheio de novas capacidades, se depois vai utilizar o mesmo exato monitor que o tem vindo a acompanhar ao longo dos últimos anos?
É preciso ter uma noção de que não foi só o mercado do PC Gaming a mudar ao longo dos últimos 2~3 anos, com a chegada em força da tecnologia OLED, os monitores também mudaram, e hoje em dia já é possível comprar algo muito superior, por valores absurdamente mais baixos.
Por exemplo, pode comprar um monitor 27” IPS LCD ou VA, FHD ou QHD, com uma excelente qualidade de imagem, e elevadas taxas de atualização de frames, à volta dos 200€. Como é o exemplo deste (FHD) exemplar, ou então deste (QHD) modelo.
Pois bem, depois do monitor fora do caminho, é preciso olhar para o resto! Onde poderão existir vários caminhos.
Opção 1 – Build de 2016
- CPU – Intel i7 3770
- Motherboard: Z77-A
- RAM – 32GB RAM DDR3
- Armazenamento – 2 SSDs e 1 HDD
- GPU – GTX 1060 6GB
O que vale a pena manter?
O CPU é demasiado antigo, e a motherboard já não oferece um caminho de atualização apelativo. Por isso, a aproveitar algo, apenas os SSDs e talvez a placa gráfica. Aliás, mesmo a aproveitar a placa gráfica, seria sempre uma solução temporária, até arranjar dinheiro para uma nova.
A GTX 1060 é uma placa de 2016… Está velha e cansada.
Neste caso, será sempre uma boa ideia optar por um PC totalmente novo. Se possível, tente vender o seu PC numa plataforma como o OLX ou o Wallapop, e aproveite o dinheiro da venda para investir em algo novo e melhor.
Opção 2 – Build de 2020
- CPU – AMD Ryzen 5 5600X
- Motherboard: AMD B550
- RAM – 16GB RAM DDR4
- Armazenamento – 1 SSD
- GPU – RTX 2060
Aqui a história já é outra!
Além do facto de o CPU ainda ser muito competente, pode aproveitar a motherboard AM4 para comprar algo mais moderno como são os casos dos processadores 5800X3D ou 5600X3D. Ambos vão efetivamente melhorar a performance da sua máquina sem lhe custar demasiado dinheiro. Isto é especialmente verdade em jogos!
Entretanto, pode e deve meter mais 16GB de memória RAM, manter o SSD e se possível meter outro mais rápido.
Quanto ao GPU (Placa Gráfica), pode “aguentar” mais algumas semanas/meses, mas é obviamente uma boa ideia ficar atento aos novos lançamentos de Janeiro de 2025, porque vão existir alternativas muito interessantes, capazes de oferecer muita mais performance, algumas delas a preços engraçados.
Aliás, a Intel acabou de lançar uma Arc B580 capaz de oferecer os mesmos níveis de performance da RTX 4060 a pouco mais de 250€.
Cada caso é um caso!
Como sempre, cada caso é um caso. Se tem dificuldades na escolha de componentes, pode contactar-nos que tentamos dar uma ajuda na escola.
A prioridade é saber quanto dinheiro quer gastar, e quais são os seus objetivos no dia-a-dia para o PC.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!