Os esquemas online relacionados com a execução de tarefas estão a aumentar e atenção que isto é um esquema lucrativo. De facto, lá fora os burlões conseguiram arrecadar 88 milhões de Euros à custa de vítimas inocentes que pensaram que poderiam ganhar algum dinheiro fácil online.
No geral, os esquemas de tarefas representaram quase 40% de todos os esquemas de emprego online em 2024, o que significa que, infelizmente, estão a funcionar, com muitas pessoas a ignorar todos os sinais de alerta. Mas afinal que esquemas são estes e como se pode proteger?
Como tudo funciona
Normalmente, recebe-se uma mensagem no WhatsApp, Signal, Telegram ou um telefonema de uma pessoa que diz ser o RH de uma empresa que não existe. Prometem-lhe um trabalho que pode fazer a partir de casa e que lhe pagará uma boa quantia de dinheiro.
Os trabalhos oferecidos variam, mas normalmente são algo que toda a gente pode fazer. Em alguns casos são tarefas em que é preciso gostar, seguir e reagir a páginas específicas do Instagram em troca de um pagamento diário entre 300 e 800 Euros.
Depois de mostrar interesse no trabalho, ser-lhe-á dada uma tarefa específica para completar e, assim que o fizer, receberá normalmente um pouco de dinheiro. Estas tarefas diferem obviamente em função da descrição inventada do trabalho que nos é enviada.
Uma vez estabelecida a confiança, os burlões começam a enviar-lhe mais tarefas, mas, a certa altura, exigem que lhes pague uma determinada quantia de dinheiro para obter mais tarefas ou para verificar a sua identidade, o que muitas pessoas fazem. Podem também pedir detalhes do cartão de crédito ou quaisquer outros dados sensíveis que possam ser utilizados para obter dinheiro. Normalmente, tentam sacar-lhe o máximo de dinheiro possível e, quando deixa de alinhar, a comunicação é interrompida e fica sem uma boa parte do seu dinheiro suado.
Como se proteger dos esquemas de tarefas
O senso comum é a melhor proteção que pode usar. Se for demasiado bom para ser verdade, é porque provavelmente é. Pense nisso: Ninguém lhe vai pagar até 800 Euros por dia por tarefas sem sentido, como gostar de páginas, deixar alguns comentários ou ver alguns vídeos. Simplesmente não faz sentido do ponto de vista económico.
Além disso, desconfie sempre de mensagens de estranhos, quer sejam de aplicações de mensagens como o WhatsApp ou de plataformas como o Reddit. O melhor a fazer é não responder, mas se o fizer, nunca partilhe dados pessoais com eles – especialmente detalhes relacionados com as suas contas bancárias, cartões de crédito e carteiras de criptomoedas.
Por falar em criptomoedas, é um sinal de alerta se a pessoa quiser ou estiver a oferecer um pagamento em criptomoedas. As carteiras de criptomoedas são anónimas, pelo que não se podem rastrear facilmente até ao seu proprietário, razão pela qual os burlões as utilizam em vez de contas bancárias normais.
Nunca pague a alguém na esperança de receber mais dinheiro de volta
O mais importante é nunca pagar a alguém na esperança de receber mais dinheiro. Isso não faz sentido. Já alguma vez trabalhou numa empresa onde teve de pagar para receber mais dinheiro?Não se deixe seduzir pela promessa de dinheiro fácil online. Normalmente é uma burla.
Além disso, não ceda a pressões. Em alguns casos, podem ocorrer ameaças através de mensagens. Isto assusta as pessoas, que acabam por seguir as instruções do burlão para evitar conversas desconfortáveis e possíveis consequências. Não é preciso ter medo – é apenas uma tática para o levar a fazer o que eles querem. Não ceda e, definitivamente, não atenda as chamadas que chegam através do WhatsApp e de outras aplicações de mensagens populares.
Assim tenha muito cuidado com estes esquemas online.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!