Vale a pena desligar o seu portátil Windows todos os dias?

Quando nos afastamos dos nossos computadores portáteis, muitos de nós baixamos simplesmente a tampa e já está. Embora isto dê jeito, no sentido em que o portátil está pronto para ser utilizado sempre que for necessário, este comportamento pode estar a prejudicar o seu portátil sem que se aperceba. Dito isto, vale a pena desligar o seu portátil Windows todos os dias?

Desligar é realmente importante?

Sim, desde que esteja a utilizar um computador portátil Windows, é importante. Há muito mais coisas que precisam de acontecer quando desliga o seu PC do que quando apenas o coloca a dormir ou baixa a tampa.

Dependendo do que está a fazer com o seu computador portátil, desligar pode ajudar imenso a aumentar o desempenho e a longevidade do seu sistema. Limpa a memória do sistema, fecha todas as aplicações em execução em segundo ou primeiro plano e desliga o seu computador como deve ser.

Claro que se estiver a afastar só para ir almoçar, claro que não precisa de desligar o seu portátil. Mas se o vai transportar é boa ideia fazê-lo.

(análise) hp omen transcend 14: melhor portátil gaming de 2024Os computadores portáteis com Windows lidam com o modo de suspensão de forma diferente dos MacBooks e as ventoinhas podem continuar a funcionar durante algum tempo depois de ter colocado o PC a dormir.

Colocar as ventoinhas a funcionar numa mochila ou numa capa de portátil é uma péssima notícia, pois pode sobreaquecer o dispositivo sem que se aperceba e pode provocar danos térmicos.

Benefícios de desligar frequentemente o seu PC

Como provavelmente já deve ter adivinhado, existem várias vantagens em desligar o seu PC. Mas no meio de tudo isto há duas mais importantes.

Desempenho

Desligar o seu PC significa que é quase garantido que terá um melhor desempenho depois de o reiniciar. Como referimos acima teremos uma limpeza da memória do seu sistema, do fecho de processos e da eliminação de qualquer coisa em segundo plano que possa estar a consumir recursos do sistema.

É também por isso que desligar e reiniciar o seu PC tende a resolver problemas aparentemente aleatórios com o seu PC.

(análise) hp omen transcend 14: melhor portátil gaming de 2024

Longevidade do sistema

Infelizmente, o sistema atual de gestão de bateria é extremamente inconsistente e esgota frequentemente a sua bateria, mesmo quando o seu PC está a dormir. Isto significa que está a utilizar ciclos de bateria desnecessários. Com o passar dos anos, estes ciclos acumulam-se e fazem com que a bateria perca a sua capacidade de manter a carga.

Então e o modo de suspensão?

A funcionalidade de suspensão no seu portátil Windows não é totalmente inútil, mas não se destina a ser um substituto para desligar o seu PC.

Coloque o PC em suspensão se o for utilizar novamente dentro de pouco tempo, mas se já tiver terminado o dia, é sempre melhor desligar o dispositivo.

Se estiver a afastar-se do seu dispositivo durante uma pequena pausa ou mesmo algumas horas, não há problema nenhum em baixar a tampa ou colocar o portátil a dormir. No entanto, se tiver terminado o dia ou se for transportar o portátil numa mala ou numa bolsa, desligue-o.

Ou seja, vale a pena desligar o seu portátil Windows todos os dias.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também