Por vezes acabamos por ficar com autocolantes no vidro do carro. Umas vezes porque queremos, outras porque colam. No entanto, a verdade é que chega a uma altura e queremos livrar-nos deles, seja porque razão for. Mas afinal qual é a melhor forma de remover autocolantes do vidro do carro? É que em alguns casos pode não ser tão simples como parece.
Os materiais necessários
Para se livrar dos autocolantes do para-brisas do seu carro, vai precisar de alguns materiais de limpeza. Em primeiro lugar, tem de escolher a solução de remoção de autocolantes. Esta pode ser tão simples como o produto de limpeza de vidros de automóveis que já utiliza para manter as janelas do seu carro limpas. Também pode utilizar o multiusos WD-40, se já tiver algum à mão.
A seguir, arranje uma ferramenta de raspagem. Uma lâmina de barbear funciona muito bem para esta tarefa. No entanto, não use uma lâmina qualquer. É importante certificar-se de que a lâmina é nova, uma vez que as suas extremidades lisas e sem ferrugem não arranhariam o seu para-brisas. Se não quiser correr o risco de danificar o vidro ao manusear mal uma lâmina de barbear, pode tentar usar as unhas ou uma espátula de plástico.
Outros materiais de que vai precisar são álcool e algo para o aplicar, como toalhas de papel, um pano de microfibras ou mesmo bolas de algodão. Por fim, pegue numa toalha de microfibra ou que não largue pêlos e num produto de limpeza de vidros para automóveis para terminar o trabalho.
Remover os autocolantes do para-brisas do seu automóvel é bastante simples, mas pode exigir um pouco de paciência, dependendo do tempo que estão lá ou do grau de aderência. Se o autocolante estiver perto das extremidades do para-brisas, tenha cuidado durante a remoção para evitar cortar a junta de borracha.
Como remover
Limpe o autocolante e a área circundante com um pano de microfibras para limpar o espaço de qualquer areia ou outros detritos grandes que o seu raspador possa riscar no vidro.
Pulverize a solução de remoção de autocolantes da sua escolha sobre e à volta do autocolante.
Se estiver a utilizar o WD-40, deixe-o de molho durante cerca de dez minutos para quebrar o adesivo.
Comece a raspar o autocolante num ângulo de 45 graus. Com cuidado, raspe primeiro as extremidades com movimentos rápidos de vaivém. Depois, quando algumas partes estiverem levantadas, vá mais devagar e com mais controlo.
Utilize a sua mão livre para descolar o autocolante para acelerar o processo.
Limpe a sua ferramenta de raspagem numa toalha de papel para remover qualquer acumulação de resíduos.
Aplique mais solução no autocolante e na área circundante, conforme necessário. Raspar numa superfície seca pode riscar o seu para-brisas.
Repita até conseguir remover todo o adesivo.
Se o seu raspador já não funcionar no adesivo restante, pode amolecê-lo com o álcool
Quando o para-brisas estiver livre do autocolante, pode terminar o trabalho limpando-o com um pano de microfibras e um produto de limpeza de vidros para automóveis.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!