YouTube vai passar a punir o clickbait na plataforma! Veja como

O YouTube é uma das maiores aplicações de entretenimento da atualidade e como tal não é de estranhar que sofra de algum clickbait. A Google está finalmente a combater este problema, mas como é possível contornar isto?

O Cickbait é algo que não está bem definido e cada plataforma tem a sua própria definição técnica. No entanto, de um modo geral, traduz-se basicamente em qualquer título que tente levar os utilizadores a dar um clique numa determinada coisa mas que na realidade não corresponde ao que a pessoa pensa. Ora a Google diz que vai começar a dar atenção a este tipo de clickbait.

Especificamente, a plataforma espera higienizar as secções relacionadas com notícias de última hora e eventos actuais para que os utilizadores não sejam enganados, induzidos em erro ou deixados frustrados.

O que é clickbait?

Nos termos do YouTube, clickbait será qualquer vídeo que não aborda o tópico referido no título, ou uma miniatura que promete notícias políticas, embora o vídeo não inclua nenhuma. A plataforma espera que esta medida beneficie os utilizadores que procuram informações importantes ou oportunas, e acreditamos que menos cliques decepcionantes também farão com que os utilizadores confiem mais no YouTube.

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Embora o anúncio defina clickbait, continua a ser vago quanto ao tipo de vídeos que serão afectados. O TechCrunch refere que o YouTube pretende concentrar-se em notícias e vídeos de eventos actuais. No entanto não diz se algo como eventos desportivos também contaria como notícia ou evento atual. Além disso, a ambiguidade envolve a forma como a empresa irá comparar o conteúdo do vídeo com miniaturas e títulos à escala. Supomos que a revisão manual está fora de questão. Isto porque milhões de vídeos chegam ao YouTube todos os dias.

O anúncio do YouTube sobre a mudança na política de clickbait diz que a empresa dará aos uploaders tempo para se adaptarem a essas mudanças. Por isso, o conteúdo clickbait desaparece. Isto inicialmente sem que o criador receba algum castigo. À medida que a alteração chegar, o YouTube irá concentrar-se em novos envios de vídeo.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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