Temos dado imensa atenção ao R5 da Renault, porque é muito provavelmente aquilo que qualquer Português desejaria… Um carro elétrico bonito, ágil, com performance apelativa, a um preço que não vai destruir as suas poupanças.
Mas, além do Renault 5, a realidade é que existe um outro elétrico muito interessante a caminho do mercado Português. Estamos a falar do Citroën ë-C3. Um automóvel que também já tivemos a oportunidade de conduzir!
Citroën ë-C3: Já conduzimos o elétrico que começa nos 19.900€
Portanto, o Citroën ë-C3 aparece como um veículo compacto, versátil e inovador, sendo ainda capaz de fugir à “caixinha” da revolução 100% elétrica.
Afinal de contas, este automóvel aparece com alternativas para todos os gostos, a começar por uma versão equipada com um motor térmico a gasolina, passa por uma versão híbrida MHEV a gasolina com tecnologia de 48 volts, e por fim, temos ainda duas versões 100% elétricas.
Dito isto, as duas versões elétricas, que vão ser o nosso foco neste artigo, têm diferenças! Especialmente no lado da bateria!
Afinal, a versão mais barata (19.900€) deve oferecer uma autonomia à volta dos 200 e poucos quilómetros, isto enquanto a versão mais apetrechada (23.300€ – 44kWh) promete 326 quilómetros de autonomia WLTP.
Porém, os 326 quilómetros mistos da versão de 23.300€ são pouco ambiciosos, porque a marca menciona a possibilidade de chegar a uns muito mais apelativos 450 quilómetros, se andar sempre em ambientes mais urbanos.
O que faz sentido! Porque este Citroën ë-C3 sente-se em casa em ambientes mais urbanos.
De facto, é um automóvel incrível para andar em cidades, ou até em “terriolas” como a minha de Salvaterra de Magos.
Acredito que, para quem fizer percursos curtos, temos aqui carro para carregar 1 vez por mês, se tanto. Algo de extremamente positivo! Porque a bateria deste elétrico Low-Cost já é baseada na tecnologia LFP. Ou seja, temos aqui uma bateria extremamente durável, o que pode e deve sossegar os potenciais consumidores deste veículo BEV.
Dito tudo isto, não se deixe enganar pelo preço, ou pela falta de potência. Porque em circuitos urbanos, temos aqui um automóvel muito ágil para se desviar o trânsito, ou até para fugir de “nabiços”. A motorização elétrica não permite grandes velocidades, isso é certo. Até porque está limitada aos 135 km/h. Porém, ainda assim, vai sentir aquele arrepio na barriga quando mete o pedal ao fundo.
Aliás, apesar de ser um automóvel que parece querer roubar os holofotes ao Dacia Spring, um outro 100% elétrico muito amigo da carteira. A realidade é que são segmentos diferentes. Este Citroën ë-C3 aparece mais bem equipado, com mais potência, mais bateria, e de facto, com mais argumentos para se afirmar como um carro a sério.
Como é a condução?
Tivemos a oportunidade de dar algumas voltas por Sintra, Ericeira, etc… Por isso, tivemos a possibilidade de andar com Citroën ë-C3 em serras, em autoestrada, no meio da cidade, em terriolas que provavelmente nem sabe existir, e até no meio do campo. Fizemos de tudo um pouco com esta nova aposta 100% elétrica da fabricante Francesa.
Por isso, podemos dizer que a direção é agradável e responsiva, e até o volante mais pequeno é de facto curioso.
Porém, é preciso ter a noção de que este automóvel não foi feito para conduções dinâmicas. A carroçaria sofre um pouco se for mais exigente, especialmente nas curvas.
Ainda assim, no dia-a-dia, é um automóvel extremamente confortável e que cumpre a sua missão.
Conclusão?
É um automóvel muito interessante para quem apenas quer ir do Ponto A ao Ponto B.
Obviamente que não é um portentoso da performance, da aceleração, etc… Mas é ágil! Pode ser enfiado em qualquer sítio, e traz muitas das tecnologias de segurança que pode achar essenciais nos dias que correm.
Curiosamente, temos também uma suspensão avançada, com a Citroën a implementar aqui a sua já conhecida tecnologia Avanced Conforto, que felizmente vem de série, e de facto melhora muito a viagem. Aliás, fui a este ensaio dinâmico com uma pequena lesão nas costas, e não tive qualquer problema durante o teste de duas horas. Tanto atrás do volante, como à pendura.
Em suma, um automóvel muito interessante para fazer um teste prolongado.
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