Android vs iOS – Qual é o ecossistema mais seguro?

Antes de mais nada, antes de falar de smartphones ou de sistemas operativos, é preciso dizer que a segurança está nas mãos dos utilizadores. Um produto pode ter um sistema de segurança extremamente robusto, mas, tudo ser posto em causa devido a más práticas.

Porém, a realidade é que existem diferenças entre o Android da Google e o iOS da Apple. Sendo exatamente por isso que, geralmente, o lado da Apple é tido como o mais seguro.

Android vs iOS – Qual é o ecossistema mais seguro?

iPhones e smartphones Android, Android mais memória iOS, Android ou iOS jogos

Vantagens – Apple iOS

  • Ecossistema Fechado: A Apple controla a grande maioria do hardware e software que entra no seu ecossistema. Por isso, é muito mais difícil encontrar apps com injeções de código malicioso.
  • Atualizações regulares (e para todos): A Apple oferece atualizações para todos os aparelhos suportados, o que por sua vez significa que a grande maioria das vulnerabilidades é corrigida a tempo.
  • Sandboxing: As apps correm em ambientes isolados, por isso, não têm acesso a dados sensíveis ou a outras partes do sistema.
Desvantagens – iOS
  • Se existir uma quebra de segurança, a mesma é válida para todos os aparelhos baseados no iOS.
  • A segurança definida apenas pela Apple.
Vantagens – Google Android
  • Ecossistema Aberto: Isto permite mais flexibilidade. Pode instalar o que quiser, para o bem, e para o mal.
  • Funcionalidades de Segurança: Sandboxing e Google Play Protect são duas delas.
  • Várias fabricantes: Isto significa diferentes implementações de hardware, e como tal, sistemas diferenciados. Uma vulnerabilidade não tem de afetar a totalidade do ecossistema.
  • Transparência: A Google trabalha com especialistas de segurança e revela todas as vulnerabilidades encontradas.
Desvantagens – Google Android
  • Fragmentação: Nem todos os aparelhos Android, mesmos os mais recentes, contam a atualização mais recente do Sistema Operativo. Isto leva a um grande nível de inconsistência.
  • Sideload: Ter a liberdade de instalar software de fora é um risco.
  • Plataforma Aberta: Isto significa um maior risco, porque existem mais pontos de entrada.

Conclusão

Ambos os ecossistemas oferecem funcionalidades de segurana. A melhor escolha vai depender do utilizador. Se dá valor à simplicidade e quer ter atualizações atempadas, o iOS é a escolha. Se prefere flexibilidade, personalização, e de facto mais controlo, o Android é o caminho a seguir.

Porém, como dissemos em cima, a segurança também parte do utilizador. Tenha cuidado com os links em que carrega, com as apps que instala, e claro, com as passwords que escolhe.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Prefere um lado ou o outro? Acaba por ser indiferente? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também