Quando chega o frio muitas pessoas recorrem ao saco de água quente na cama ou no sofá para se aquecerem. Isto vai sendo algo recorrente e na prática uma tradição que vai perdurando ao longo dos anos. No entanto todo o cuidado é pouco e há uma informação que deve procurar para evitar problemas!
Durante o inverno, muitas pessoas tiram o pó dos sacos de água quente e utilizam-nas como uma forma económica de se manterem quentes durante os meses mais frios. Mas é preciso estar atento a alguns sinais que podem indicar que uma desgraça está para acontecer. São exemplo disso a dificuldade em reter o calor, material amolecido e descoloração.
Logo à partida os especialistas aconselham as pessoas a verificarem a data de validade dos sacos de água quente, que idealmente se devem substituir a cada dois ou três anos. Após este período de tempo, o seu material está deteriorado e continuar a utilizá-los pode provocar queimaduras e fugas.
Sinais de alerta
Verifique a data
Todos os sacos de água quente devem ter uma roda no gargalo com um número no meio para lhe indicar o ano em que foram feitos. Por exemplo, se o círculo indicar 23, ele foi fabricado em 2022.
Entretanto a parte exterior da roda tem 12 segmentos que representam cada um dos meses e que serão preenchidos com pontos para indicar o mês em que o saco foi fabricado.
Por exemplo, se seis dos segmentos estiverem preenchidos com pontos, o saco fabricou-se em junho, o sexto mês.
Material amolecido
Os sacos de água quente não devem ser moles e frágeis. Se o seu estiver assim, pode ser um sinal de que a qualidade da sua garrafa se deteriorou e perdeu a sua durabilidade.
Dificuldade em reter o calor
Se achar que o seu saco de água quente não se mantém quente durante tempo suficiente, em comparação com o que acontecia antes, isso pode ser outra indicação de que o material amoleceu.
Descoloração
Um saco de água quente descolorido pode significar que já o tem há demasiado tempo. Como referimos acima recomenda-se a substituição a cada dois ou três anos.
Expansão quando cheio
Um saco de boa qualidade não deve expandir-se ou esticar-se quando cheio de água. Se isto acontecer é provável que o material no interior se tenha deteriorado bastante.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!