Quase todos nós tiramos selfies mas nem sempre saem tão bem como espera. É nesta altura que as suas capacidades de edição entram em jogo. Pode utilizar a inteligência artificial para editar as suas selfies, mas a verdade é que deve mesmo evitar isto!
As suas selfies já não serão de “si”
Quando deixa a inteligência artificial mexer nas suas selfies, as fotos já não serão bem suas. Até o seu rosto pode ser alterado. Claro que a sua fotografia continuará a ser parecida consigo. No entanto será uma versão ligeiramente melhorada. Quando edita manualmente sabe onde mexeu. Se pedir à IA para fazer alterações já não será bem assim. Não sabe que alterações específicas foram feitas e está a confiar na IA para fazer alterações subtis sem mudar completamente o seu aspeto.
Padrões de beleza estranhos
Devido à forma como funcionam os grandes modelos de linguagem que alimentam a inteligência artificial, existe um risco elevado de os editores de fotografia de IA tenderem para padrões de beleza distorcidos. Por outras palavras, os padrões estabelecidos que não estão realmente em conformidade com o aspeto das pessoas reais.
Sempre houve padrões de beleza irrealistas favorecidos por celebridades e modelos. E com o aumento dos influenciadores das redes sociais e a sua influência nas gerações mais jovens, estas tendências são muito visíveis. Isto provavelmente levará os editores de fotografia da IA a pensar que essa é a norma e a editar as suas selfies em conformidade.
Pode dar uma falsa impressão de si
Qualquer selfie editada por IA que publique online dará a outras pessoas uma falsa impressão do seu aspeto. É certo que as edições do Photoshop têm vindo a melhorar as fotografias há décadas, mas tem havido uma reação contra as versões de celebridades com um ar muito carregado que adornam as revistas.
A IA pode editar demasiado e fazer com que pareça estranho
Ter um editor de fotos com IA a editar as suas selfies ou retratos também tem um risco prático. É o risco de editar demasiado, acabando por lhe dar um aspeto decididamente estranho no final do processo.
Pode tornar-se dependente da IA para editar as suas selfies
Pode achar que usar a IA para editar as suas selfies ocasionalmente é bom. E talvez seja. No entanto, quanto mais faz isso, mais pode vir a confiar nela. E, como resultado, pode perder as capacidades de edição de fotografias que possui atualmente.
Costuma utilizar a inteligência artificial para editar selfies?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!