Como estamos fartos de dizer, a DIGI chegou ao nosso mercado Português há pouco mais de um mês. Caso não se lembre, a oferta comercial foi anunciada no dia 4 de Novembro, e começou a ser vendida logo no dia seguinte.
Porém, além do anúncio, a mais recente operadora Portuguesa tem estado em silêncio absoluto. Tudo o que tem chegado à Internet acerca da sua performance, consistência, e apostas de futuro, vem quase sempre a partir do discurso de técnicos ou agentes comerciais.
Pois bem, o Diretor Comercial da DIGI já deu uma entrevista em Portugal.
DIGI veio a público falar um pouco. O que foi dito?
Portanto, esta entrevista serviu essencialmente para falar um pouco sobre este mês tão quente no mundo das telecomunicações, e claro, também perceber qual é o plano da DIG para os próximos tempos, depois da resposta das 3 grandes operadoras que tão bem conhecemos (MEO, NOS e Vodafone).
Dito tudo isto, a afirmação mais importante foi “Nós não nos posicionamos como uma operadora low-cost”. Algo que precisava de clarificação, visto que a MEO, NOS e Vodafone estão a rivalizar com os serviços da DIGI a partir das suas próprias marcas low-cost (Uzo, Woo e Amigo), o que por sua vez passa essa ideia ao mercado.
Além disso, parece que a DIGI está a ter uma performance acima das expetativas em Portugal. Outra afirmação curiosa, porque seria sempre de esperar excelentes níveis de performance na nossa região, tal tem sido o absurdo de preços ao longo dos anos no mundo das telecomunicações.
Porém, o diretor afirma que os Portugueses são consimidores exigentes, e que apesar da procura por preços mais baixos, a qualidade é sempre a prioridade. A DIGI percebe que se não for capaz de oferecer os níveis de exigência requeridos, os consumidores vão voltar para os seus antigos contratos.
Preços vão mudar?
Como é óbvio, nada é para sempre. A DIGI promete não mexer nos preços, mas, como deve imaginar, vender um tarifário ilimitado de dados móveis 5G a 7€ em 2030 não me parece ser uma grande ideia. A inflação existe, e os custos de operação vão aumentar. Porém, a DIGI promete que não tem planos para aumentar preços nos próximos tempos.
- “Não está prevista qualquer alteração de preços nesta fase”
Como está a cobertura? e os canais de TV?
A DIGI está a montar a sua infraestrutura de fibra ótica e rede móvel desde 2021. Além disso, continua a negociar novos acordos para acrescentar ainda mais valor às suas propostas.
Vão existir mais canais no serviço de TV da DIGI. Mas, a negociação tem de ser justa para ambas as partes. A DIGI não quer, e não vai, pagar mais, apenas e só porque é uma nova empresa em Portugal.
Quanto à cobertura, a fibra ótica já chega a mais de 2 milhões de domicílios, e já existem também mais de 3500 antenas 4G/5G. Números que deverão aumentar de forma astronómica em 2025.