A Toyota não gosta de meter todas as fichas num único tipo de motorização. Sendo exatamente por isso que tem veículos híbridos, tem vindo a apostar no Hidrogénio, já piscou o olho aos combustíveis sintéticos, e também tem um automóvel 100% elétrico nas suas fileiras.
Porém, apesar desta forma muito interessante de fazer as coisas, a realidade é que a aposta 100% elétrica da gigante Japonesa parece ainda um pouco aquém daquilo que é a realidade do mercado automóvel atual.
Por isso, está na hora de fazer algo quanto a isso… Abram alas ao Urban Cruiser, o novo 100% elétrico da Toyota.
Toyota tem outro elétrico! Conheça o Urban Cruiser
Caso não saiba, o nome Urban Cruiser não é uma novidade dentro do mundo Toyota. Esta denominação já foi utilizada em um pequeno crossver em 2007, e agora, dá vida a um outro novo Crossover, que na realidade não é assim tão novo quanto isso.
Afinal de contas, o Urban Cruiser é no fundo um Suzuki e-Vitara personalizado.
Basicamente, a Toyota pediu um modelo “emprestado” à Suzuki, naquilo que é uma prática cada vez mais recorrente no mundo automóvel, e que de facto também já aconteceu ao contrário, por várias vezes, como é o exemplo do Mazda 2 híbrido, que no fundo é um Yaris.
O que muda?
O Urban Cruiser aparece com uma frente mais similar à que podemos ver no C-HR e Prius. Ou seja, um para-choques e faróis diferentes.
Isto vai significar 4285 mm de comprimento, 1800 mm de largura e 1640 mm de altura. A distância entre eixos é de 2700 mm. Desta forma, o Urban Cruiser é maior que o Yaris Cross, e um pouco mais pequeno que o C-HR.
O que é igual?
A motorização e baterias claro.
Temos assim capacidades de bateria de 49 kWh e 61 kWh, e potência de 144 cv ou 174 cv dependendo do tamanho da bateria. Aqui vale a pena salientar que apenas temos tração às integral na versão mais poderosa do Urban Cruiser (1 motor em cada eixo – 128 kW (174 cv) + 48 kW (65 cv), com uma combinação total de “apenas” 184 cavalos de potência.)
Autonomia?
Não temos ainda valores oficiais, mas é provável que ande à volta dos 300~400 quilómetros dependendo do tamanho da bateria.
É a estratégia da Toyota!
Este novo automóvel 100% elétrico faz parte de uma grande aposta da fabricante, onde até 2026, vai ser possível presenciar o lançamento de 15 novos automóveis com emissões zero.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!