Microsoft vai mexer finalmente nesta função do menu Iniciar

O Windows 11 tem melhorado muito ao longo do tempo. No entanto ainda está longe de ser perfeito. Por exemplo, ainda não é possível mover a barra de tarefas a partir de onde está, nem será. O mesmo se passa com a funcionalidade de recomendações do menu Iniciar que várias pessoas criticam. Esta também não vai desaparecer mas pelo menos será melhorada. Mas afinal que alteração vai a Microsoft fazer nesta função do menu Iniciar?

Microsoft vai mexer nesta função do menu Iniciar

Em primeiro lugar, as recomendações no menu Iniciar sugerem aplicações, sites e ficheiros com base na sua utilização. Por exemplo, se abrir o WhatsApp frequentemente, o menu Iniciar pode listá-lo nas recomendações como “aberto frequentemente”. Da mesma forma, o menu Iniciar também pode recomendar websites com base na sua utilização.

No entanto, o problema com estas recomendações é que não são precisas e muitas vezes não são fiáveis. O menu Iniciar não recomenda aplicações ou websites que possa realmente querer abrir. Dito isto, a Microsoft está bem ciente das deficiências do Windows 11. A partir do KB5048753 no canal beta, as recomendações são muito melhores.

função do menu Iniciar

Quem descobriu isto foi o site Windows Latest que até conseguiu testar a função. Dito isto, deu conta que o menu Iniciar agora é capaz de identificar corretamente o ficheiro ou site que possa querer visitar. De facto, parece que a Microsoft está agora a filtrar o conteúdo corretamente, e o menu Iniciar é agora capaz de mostrar as recomendações de maior qualidade para sites baseados na sua navegação.

A Microsoft diz que está à procura de feedback de todos para aperfeiçoar ainda mais a funcionalidade de recomendações do menu Iniciar. A Microsoft também me disse que não tem planos para remover a funcionalidade de recomendações, uma vez que continua a trabalhar para melhorar a sua qualidade. Tudo para que possa encontrar mais facilmente os itens que lhe interessam.

Entretanto estão a ser preparadas mais alterações 

A Pesquisa sem Bing está a chegar. Não se trata estritamente de uma atualização relacionada com o menu Iniciar, mas está mais ou menos relacionada.

De facto, a Microsoft está a planear separar a experiência de Pesquisa em resultados de pesquisa locais e resultados de pesquisa com o Bing. Isto em vez de os misturar. Embora seja algo para cumprir regrar da União Europeia isto faz todo o sentido. É que por vezes pode ser uma verdadeira confusão encontrar o que queremos. Sobretudo se for algo local de que estamos à procura.

Assim isto permitir-lhe-á pesquisar apenas no armazenamento local e poderá melhorar significativamente a experiência de pesquisa, independentemente da forma como abre a Pesquisa.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também