Como noticiámos durante o dia de ontem, a Grécia foi a primeira região do planeta a decidir “castigar” um utilizador de serviços IPTV Piratas com a sempre assustadora pena de prisão.
Uma decisão história que pode mesmo mudar o paradigma deste mercado paralelo.
Mas… Há coisas estranhas no meio de toda esta história!
IPTV Pirata dá Prisão? Decisão histórica cheira mal!
Portanto, segundo uma história que rebentou na Internet nos últimos dias, um tribunal grego decidiu implementar uma pena de prisão de 5 meses a um utilizador de serviços de IPTV Pirata, ou seja, IPTV Ilegal.
Um “castigo” exagerado na opinião de muito boa gente, que acontece em uma altura em que as autoridades começam a mudar o seu foco para quem compra, e não para quem vende.
No entanto, na opinião de muitos especialistas deste meio, esta notícia deve ser levado como uma gota de água no oceano.
Ou seja, muitos acham que isto é “Propaganda“, e não um castigo real. Aliás, muitos acham que esta história acaba por causar mais danos na luta real contra a pirataria de sinais de transmissão de TV.
- Nota: Propaganda é uma estratégia de persuasão para fins ideológicos, com o objetivo de promover alguma ideia, princípio, doutrina, causa ou prática.
A ideia é meter medo! Ou seja, convencer os utilizadores que de facto podem existir castigos severos à sua espera.
Em todas as regiões, e que aqui até podemos incluir Portugal, existem esforços bem divulgados para convencer os utilizadores de serviços piratas, de que estão a incorrer em vários riscos, que por sua vez podem resultar em multas avultadas, ou até em penas de prisão pesadas.
No entanto, até aqui, pouco ou nada tem sido feito no lado dos utilizadores finais.
DIto tudo isto, neste momento, na Grécia, e na realidade um pouco por todo o mundo, existem centenas ou até milhares de artigos noticiosos que dão conta de uma decisão “marcante” ou “histórica”.
No entanto, ninguém sabe quem é o acusado, ou acusada. Ninguém faz ideia se é um jovem de 25 anos que apenas queria ver o seu clube de futebol, ou se é uma mãe de 50 anos que apenas queria garantir alguma poupança de dinheiro no seu domicílio. O que num caso criminal como este… É estranho.
Também existem poucas informações acerca do processo em si, em que tribunal aconteceu, quanto tempo demorou, se houve ou não recurso. Aliás, nem sabemos quem é o lado da acusação. Quem é o detentor dos direitos de transmissão? Ninguém sabe nada.
Ninguém vai ser preso, mas… e compensação?
Além das muitas notícias a falar de pena de prisão, tudo indica que a ser verdade, o acusado vai cumprir uma pena suspensa.
Mas, além da pena de prisão, nada foi dito acerca de multas, compensações, etc… O que é obviamente muito estranho, porque é normal que existam compensações monetárias para tentar ressarcir a parte lesada.
Há outros planos para apanhar clientes de IPTV Pirata!
Entretanto, enquanto tudo isto acontece, existem vários rumores a apontar para uma Grécia pronta a implementar um sistema de multa automático para quem for apanhado.
Estamos a falar de 600€ de multa.
Ou seja, se porventura existir uma operação a ter como alvo o se distribuidor, e se por acaso tiver o azar de ter as suas informações na base de dados confiscada. Vai ter de pagar uma quantia de dinheiro avultada!
Entretanto, isto é apenas na Grécia. Em Portugal ainda está tudo em silêncio.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!