Portáteis Qualcomm são devolvidos à sorte!

Há alguns meses atrás, quando a Qualcomm anunciou os seus primeiros processadores ARM para o mundo dos portáteis, fizemos um enorme festa, porque poderia ser o início de algo incrível.

Afinal de contas, apesar do facto de ainda existirem problemas graves no lado do suporte de software, existe um potencial enorme de performance, e talvez mais importante que isso, de um aumento exponencial na eficiência energética.

Aliás, alguns destes portáteis chegaram ao mercado a apresentar autonomias superiores a 25 horas. Uma autêntica loucura. Isto já para não falar do facto de ser uma nova empresa a meter-se num mercado historicamente dominado pela Intel e pela AMD.

Mas… Ao que tudo indica, ainda não estamos no ponto ótimo para os consumidores darem o salto.

Portáteis Qualcomm são devolvidos à sorte!

(análise) asus vivobook s15: portátil com ia e muita bateria!

A proposta parecia boa, mas a realidade é que o ARM ainda tem longo caminho para percorrer, tal e qual como também teve de percorrer no lado dos computadores da Apple. Além disso, os preços também têm de ser mais apelativos, porque a proposta ARM da Qualcomm no mundo dos portáteis Windows aparece a um preço muito similar aquilo que podemos encontrar no lado AMD e Intel da coisa.

Sendo exatamente por isso que muitos consumidores tentaram, mas acabaram por voltar atrás. Muitos portáteis foram devolvidos.

Ou seja, além do facto de apenas 720 mil unidades terem sido enviadas para as lojas, o que por sua vez faz com que o grande primeiro esforço da Qualcomm com os seus SoC Snapdragon X Elite e Snapdragon X Plus tenha angariado apenas 0.8% do mercado. Tudo indica que os consumidores que tentaram, não ficaram satisfeitos.

A percentagem de devolução é ainda desconhecida, mas aparenta ser significativamente alta. Aliás, a devolução destas máquinas é agora a preocupação número um das lojas. O que poderá dificultar gerações futuras, porque este tipo de devolução resulta quase sempre em perdas complicadas para o lado do retalho.

Mas… A Qualcomm já está a tratar do problema!

Estes portáteis já estão mais baratos, e ao que tudo indica, a próxima geração deverá continuar a apostar em preços mais apelativos face ao normal, ao mesmo tempo que apresenta níveis de performance ainda mais altos.

Entretanto, em algumas regiões, o ASUS Vivobook S 15 (Snapdragon X Plus) já aparece em várias lojas a menos de 700€. O que é uma proposta extremamente interessante para a qualidade e desempenho desta máquina.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também