A DIGI transformou o mercado de telecomunicações em Portugal, os consumidores estão agora muito mais exigentes, querem mais dados, querem preços mais baixos, e de facto, também querem melhor cobertura de rede móvel.
No entanto, sendo ainda muito jovem no nosso mercado, a DIGI ainda tem algumas fragilidades que carecem de atenção. Uma delas é a falta de rede móvel dentro do Metro de Lisboa. Uma situação que não vai ser corrigida assim tão brevemente quanto isso.
DIGI fora do Metro de Lisboa até… 2026!
Portanto, apesar do facto de a DIGI já andar a pedir autorização para entrar na infraestrutura do Metro de Lisboa há de 1 ano, seja a partir da partilha de antenas já montadas, ou a partir da montagem de rede própria. A realidade é que ainda nada mudou, nem existem planos para mudar.Â
O Metropolitano de Lisboa não responde aos pedidos, e as restantes operadoras Portuguesas não querem abrir as suas condutas.
Assim, se for cliente DIGI no lado da rede móvel, não vai ter qualquer tipo de serviço dentro de uma carruagem do metro, ou sequer dentro de uma das estações.
Porquê?
Porque, apesar do facto de a DIGI já ter tentado pedir autorizações à entidade que regula o Metro, seria muito mais barato utilizar pelo menos parte da infraestrutura das outras operadoras, sendo exatamente que existem negociações em curso.
Porém, existem também planos para adiar este assunto até um prazo máximo de 24 meses.
Isto é ilegal?
É possÃvel que não exista qualquer obrigatoriedade legal de as operadoras já existentes de abrirem a sua infraestrutura dentro do Metro de Lisboa. É um assunto que merece ser estudado.
(Em atualização)
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!