O que não falta na Internet são redes sociais, ou plataformas baseadas em uma qualquer componente social, isto não é novidade para ninguém. Mas, para continuarem vivas, estas plataformas têm de conseguir manter os utilizadores atuais, mas mais importante que isso, tentar angariar novos.
Aliás, o foco está normalmente nos mais jovens, porque de facto, são esses que dominam as tendências de mercado.
Para onde é que eles estão a ir? Bem, uma coisa é certa, não é para o Facebook nem para o Twitter (X).
Jovens continuam a dizer adeus ao Facebook… e Twitter (X)!
Portanto, estamos a falar de um questionário Norte-Americano que foi capaz de juntar a opinião de quase 1400 adolescentes.
Curiosamente, dentro desta amostra, cerca de 96% dos inquiridos afirmou que usa a Internet de forma constante no dia-a-dia, com quase todos eles a possuirem um smartphone, ou um portátil, muitas vezes ambos.
Entretanto, como dissemos em cima, as pessoas estão cada vez mais agarradas aos seus smartphones e computadores, e como é óbvio, as tendências nos jovens mostram um pouco do nosso futuro. O nosso futuro, e o futuro das empresas que reinam o mundo dosial da Internet.
Dito tudo isto, o Instagram parece estar a crescer, bem como o WhatsApp. Tudo o resto parece estar a perder algum gás. Como é o caso do X (17%), Facebook (32%) e Snapchat (55%).
A queda no Facebook é mais ou menos esperada, porque a rede social chegou ao seu pico há alguns anos atrás, tornou-se algo de muito normal, e como tal, os mais jovens começaram a ter de lidar com os pais, tios, padrinhos, etc… O que lhes retirou alguma liberdade de movimento na plataforma. Mas… No X? Já é um pouco mais estranho.
Curiosamente, o TikTok também demonstra uma ligeira queda, mas ainda continua a ser uma das maiores plataformas de conteúdo multimédia à face da terra, com 64%.
O grande líder é o YouTube, com 90%.
Entretanto, além do uso de apps, é preciso ter em conta que a grande maioria dos jovens está o dia todo ligado à Internet. Seja para falar com amigos, ou pura e simplesmente para fazer scroll nas redes. Temos de começar a questionar se isto é de facto uma “coisa boa”.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!