Quer se trate do router fornecido pelo operador ou outro qualquer que comprou mais tarde, tem de certeza um equipamento de banda dupla ou tripla em casa. Ou seja, que disponibiliza uma rede de 2,4, 5 ou até mesmo 6GHz. Isto é bom até porque é uma das formas de melhorar a conetividade à Internet. No entanto, nem sempre é fácil distinguir as redes, especialmente se todas utilizarem o mesmo nome. É por isso que deve atribuir um nome separado a cada banda Wi-Fi e de facto é uma alteração que deve fazer já no seu router Wi-Fi.
Porque é que deve configurar SSIDs diferentes para cada banda
Para além da razão óbvia de poder saber a que banda se está a ligar, atribuir nomes de rede únicos às bandas de 2,4, 5 e 6 GHz do seu router tem algumas vantagens.
Se utilizar uma única rede Wi-Fi (apesar de ter um router multibanda), não obterá todos os benefícios da utilização das bandas de 5 ou 6 GHz. Uma vez que a rede está unida, os seus dispositivos tentam ligar-se à melhor banda possível, mas recorrem à banda de 2,4 GHz como alternativa. No entanto, alguns dispositivos ficarão presos na rede de 2,4 GHz e não conseguirão mudar facilmente para a banda de 5 GHz.
Outra vantagem de criar redes Wi-Fi individuais para cada uma delas é a utilização mais fácil das definições de QoS do seu router. Pode favorecer as redes mais rápidas de 5GHz e 6GHz enquanto transmite a rede de 2,4GHz para dispositivos que não precisam de tanta largura de banda.
Separar as duas (ou três bandas, se tiver um router tri-band) com nomes de rede únicos significa que tem uma rede de reserva mais lenta a funcionar a 2,4 GHz e uma rede de 5 e/ou 6 GHz. É uma das melhores práticas de rede que deve seguir, especialmente quando configura um router novo.
Configurar vários SSIDs
A configuração de vários SSIDs no seu router específico varia consoante o fabricante e o modelo. De um modo geral, encontrará as definições numa secção denominada “definições sem fios”. As definições que pode alterar também podem variar, mas aqui estão algumas das mais comuns.
Aquilo a que deve dar atenção
Nome da rede (SSID): Nome da rede Wi-Fi que está a funcionar na banda escolhida.
Segurança: As suas opções variam consoante as funcionalidades de segurança suportadas pelo seu router. Para obter o melhor resultado, recomendamos que selecione WPA 2/WPA 3.
Encriptação: Escolha o tipo de encriptação para a sua rede, geralmente entre TKIP, AES e um modo automático. Recomenda-se que selecione AES, mas pode optar pelo modo automático se os seus dispositivos estiverem a ter problemas em ligar-se à rede.
Palavra-passe: Deve introduzir a palavra-passe da sua rede Wi-Fi.
Modo: Selecione o modo de transmissão do seu router. As suas opções variam consoante o que o seu router suporta, mas normalmente irá querer escolher a norma Wi-Fi mais recente ou um modo misto, quando disponível.
Channel (Canal): Selecione o canal para transmitir a sua rede Wi-Fi. As opções dependerão da banda em que está a configurar a rede e dos canais suportados pelo seu router. Isto pode fazer a diferença se estiver a tentar aumentar o seu Wi-Fi, mas também pode configurar o router para escolher automaticamente.
Largura do canal: Define a largura do canal. As opções variam consoante a compatibilidade do seu router. Defina-a para o valor mais elevado possível para obter melhores velocidades à custa do alcance. Também deve poder definir esta opção para ser escolhida automaticamente.
Potência de transmissão: nem todos os routers têm esta função. Recomendo que selecione a potência mais elevada possível para obter o maior alcance e estabilidade de rede possível.
Estas são as definições que verá quando configurar uma rede numa banda específica. No entanto, se encontrar uma definição com a qual não está familiarizado, não hesite em colocá-la no modo automático. Embora o seu router possa não fazer o melhor trabalho na gestão adequada das definições, continuará a beneficiar das diferentes bandas Wi-Fi que as redes adicionais oferecem.
Já tinha feito esta alteração no seu router Wi-Fi? Conte-nos tudo nos comentários.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!