O Explorador de Ficheiros do Windows 11 vai receber pelo menos três novidades relacionadas com os separadores e os gestores de janelas. Entretanto elas já estão disponíveis com a Build 22635.4580 (KB5046733). De facto, algumas são muito úteis e valem realmente a pena, sobretudo para quem utiliza esta aplicação recorrentemente.
Esta informação chega do site Windows Latest que deu conta que se os utilizadores ativarem a opção “Restaurar janelas anteriores ao iniciar sessão”, o Explorador de Ficheiros irá agora também restaurar os separadores juntamente com as janelas.
Isto faz sentido. Como alguns utilizadores já se tinham queixado no Feedback Hub, o Explorador de Ficheiros do Windows 11 não era capaz de restaurar os separadores que estavam anteriormente abertos. Isto se desligasse o computador e a opção “Restaurar janelas anteriores ao iniciar sessão” estivesse activada.
Para que esta funcionalidade funcione corretamente, recomendamos também que active a opção “Guardar automaticamente as minhas aplicações reiniciáveis e reiniciá-las quando voltar a iniciar sessão”.
Uma vez concluído, poderá continuar de onde parou, mas isso depende da forma como trabalha com os separadores no Explorador de Ficheiros.
Por exemplo, se tiver três separadores abertos numa janela do Explorador de ficheiros, desligar ou reiniciar o PC e voltar ao ambiente de trabalho, abra novamente o Explorador de ficheiros. Irá restaurar esses três separadores e janelas simples ou múltiplas.
A Microsoft está a testar a funcionalidade no Windows 11 Build 22635.4580 (KB5046733), que está disponível para os utilizadores do canal Beta 23H2.
Mas há mais novidades
Entretanto a Microsoft tem estado a trabalhar num controlo de separadores mais inteligente. Assim o Explorador de Ficheiros não criará janelas adicionais e abrirá um novo separador quando tentar abrir uma pasta a partir de outro local (digamos, o ambiente de trabalho).
Por exemplo, se já tiver o Explorador de Ficheiros aberto a mostrar os seus Documentos e depois clicar numa pasta a partir do ambiente de trabalho, essa pasta será aberta como um novo separador na mesma janela. Isto é muito semelhante à forma como o Microsoft Edge e o Google Chrome tratam os separadores.
Embora seja uma boa mudança, alguns de vocês poderão não gostar e querer voltar à experiência clássica, em que cada pasta abre numa nova janela.
Por último, mas não menos importante, o lembrete “Iniciar cópia de segurança” na barra de endereços do Explorador de Ficheiros está a tornar-se menos irritante.
Se ainda não estiver a fazer cópias de segurança das suas pastas, como Documentos, Imagens ou Ambiente de Trabalho, para o OneDrive, o Explorador de Ficheiros mostra por vezes um lembrete para “iniciar a cópia de segurança”.
Estes alertas não desaparecem, a menos que abra as Definições e os desactive. Os alertas são irritantes e a Microsoft está a reduzir o número de cliques necessários para acabar com estes incómodos.
Para adiar ou desativar os alertas de “cópia de segurança” do OneDrive, pode clicar com o botão direito do rato no símbolo “Iniciar o OneDrive” e adiar ou ignorar totalmente o alerta.
O Windows 11 24H2 também terá esta funcionalidade no início de 2025. De facto são boas novidades a chegar ao explorador de ficheiros do Windows 11.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!