Utilizar um router antigo como repetidor Wi-Fi? Sim mas cuidado!

Reutilizar alguns equipamentos que temos em casa pode ser uma boa ideia. Isto inclusivamente no caso de um router antigo que pode funcionar como repetidor Wi-Fi. No entanto é preciso termos alguns cuidados. Isto para que tudo funcione bem. Reutilizar o seu router antigo para levar a Internet a partes da casa onde o sinal não chega tão bem vai poupar-lhe dinheiro num repetidor e isto é sem dúvida uma mais valia!

Antes de começar, é boa ideia fazer um reset ao seu router. Para tal, prima e mantenha premido um botão de reinicialização físico, geralmente localizado na parte de trás do router, onde se encontram todas as portas. Quando terminar, ligue-se ao router sem fios ou através de um cabo Ethernet e inicie sessão na interface Web, geralmente localizada em 192.168.0.1. O endereço exato pode ser diferente, dependendo do conjunto de IPs que o seu router utiliza. A maioria dos routers tem normalmente credenciais predefinidas e endereços IP para a interface de configuração impressos numa etiqueta na parte inferior.

Transformar um router antigo num repetidor

Quando estiver na interface de configuração do router, procure uma opção que transforme o router num repetidor. Se não conseguir encontrar uma definição semelhante no seu router, consulte o manual de instruções ou faça uma pesquisa rápida na Internet.

Os passos exactos para configurar o seu router como um repetidor variam consoante a marca, o modelo e a versão de firmware do seu router. No entanto, de um modo geral, o processo de configuração é tão simples como introduzir o SSID ou o nome da sua rede Wi-Fi principal e digitar a palavra-passe.

router wi-fi: o que significa ssid? vale a pensa esconder?

Assim que o seu router se ligar ao router Wi-Fi principal da sua casa, está pronto a trabalhar. O seu router pode fornecer-lhe definições adicionais para configurar, caso pretenda afinar alguma especificidade, mas no que diz respeito à configuração de um router antigo como repetidor, tudo o que precisa de fazer é introduzir as suas credenciais.

No entanto há algumas coisas a que deve dar atenção.

Quais são as bandas Wi-Fi suportadas pelo seu router?

Um dos problemas mais comuns na incorporação de routers Wi-Fi antigos é a incompatibilidade de bandas Wi-Fi. Se o seu router antigo não suporta bandas Wi-Fi de 5GHz, só pode repetir a banda de 2,4GHz (que tem um alcance significativamente melhor do que a de 5GHz).

Para tirar o máximo partido do seu Wi-Fi, tanto o router anfitrião como o repetidor devem suportar as bandas de 5 GHz e 2,4 GHz. Lembre-se de que, se estiver a estender o seu Wi-Fi para que dispositivos como lâmpadas inteligentes, tomadas ou outros dispositivos da Internet das Coisas possam ver a sua rede, 2,4 GHz funcionará bem. No entanto, se estiver a utilizar a rede Wi-Fi no seu alcance alargado ou a dar a outra pessoa acesso à Internet, é provável que queira 5 GHz para que possam obter as melhores velocidades possíveis.

Seja como for o Wi-Fi de 2,4 GHz ainda pode suportar velocidades de até 400 Mbps, portanto, dependendo da velocidade da sua conexão com a Internet, você ainda poderá usar toda a sua largura de banda em 2,4 GHz.

Preste atenção ao posicionamento

O posicionamento é outro fator importante quando se trata de criar redes Wi-Fi. Os sinais Wi-Fi espalham-se num círculo à volta do seu router. Entretanto o objetivo de uma rede Wi-Fi é cobrir a maior área possível. Isto significa que terá de ser criativo com o posicionamento com base no número de routers que está a utilizar na configuração.

nunca deve colocar o router nestes sítios! vai perder velocidade

Por exemplo, se viver numa casa com três divisões e pretender uma cobertura Wi-Fi igual em cada divisão, coloque um router em cada divisão e o router principal numa área central onde seja igualmente acessível aos três routers repetidores. Se tiver menos routers, a melhor forma de os distribuir é colocá-los o mais afastados possível sem perder a intensidade do sinal.

As considerações habituais sobre os routers Wi-Fi também se aplicam neste caso. Tente colocar os seus routers o mais alto possível. Isto para garantir que o sinal não é enfraquecido por móveis ou outros tipos de interferência, como micro-ondas e dispositivos emissores de RF.

Ethernet vs. Wi-Fi

Pode obter melhores velocidades se não se importar de passar um cabo entre o router Wi-Fi principal e o router repetidor. Ao passar um cabo ethernet entre os dois (ou mais) routers, pode colocá-los muito mais afastados do que os sinais Wi-FI normais lhe permitiriam, sem perder qualquer força de sinal ou largura de banda.

A utilização de um cabo ethernet não só garante que obtém as melhores velocidades possíveis, como também torna a sua ligação Wi-Fi mais estável na extremidade do router repetidor. Isto significa menos picos de atraso e interrupções nos jogos online, ausência de buffering durante o streaming de conteúdos e, em geral, uma melhor navegação na Web.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também