Durante muito tempo quando falávamos de Inteligência Artificial só nos lembrávamos do ChatGPT. No entanto, agora e com o passar do tempo o Google Gemini já assume um papel muito importante. Disponibiliza um chatbot poderoso com várias capacidades e está presente na grande maioria de apps da Google. São exemplo disso, a presença no Google Docs. Se até aqui a integração é mais ou menos discreta agora vai ficar muito mais forte devido a algo conhecido por Ajude-me a criar. Vamos então olhar para a nova função de Inteligência Artificial no Google Docs.
De facto este editor de documentos já suporta a função “Ajude-me a escrever”, que lhe permite melhorar um rascunho existente em vários estilos ou mesmo escrever parágrafos inteiros utilizando uma simples solicitação. Agora chega a função “Ajude-me a criar”.
Uma página de suporte do Google Docs acaba de chegar à Internet detalhando o funcionamento do Ajude-me a criar. Na prática a Google explica como vai permitir que crie documentos formatados usando ficheiros do Workspace na sua conta.
Ajude-me a criar
Quando disponível, verá uma mensagem “Ajude-me a criar” na parte superior do ecrã, juntamente com os restantes itens que normalmente encontra ao abrir um novo documento (notas de reunião, imagem de capa, sondagem, etc.). Também pode aceder a esta nova funcionalidade com tecnologia Gemini navegando para Ficheiro > Novo > Ajude-me a criar.
Quanto às situações em que o Ajude-me a criar pode ser útil, a Google tem uma longa lista de casos de utilização, tais como menus para jantares, resumos de campanhas, boletins informativos, propostas, publicações em blogues e muito mais.
A Google recomenda que utilize linguagem natural e que seja mais conversador nos avisos para obter os melhores resultados. Na página de suporte, também se mencionam vários exemplos de solicitações, abrangendo vários cenários em que pode necessitar da assistência no Docs.
Para já o ajude-me a criar está limitado à versão Web do Docs e está disponível como parte dos programas Gemini for Google Workspace Alpha e Workspace Labs. Entretanto a Google acrescenta que isto só estará disponível num “documento novo e em branco” e que está a chegar gradualmente. Ou seja, não estará visível para todos os utilizadores de imediato.
É de facto mais uma função útil de inteligência artificial a chegar ao Google Docs.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!