Caso não saiba, a Apple anda há vários anos a tentar desenvolver um modem 5G próprio, de forma a conseguir ver-se livre da Qualcomm.
Um gigantesco objetivo, que até já envolveu a compra do departamento de modems da Intel por mil milhões de dólares em 2019, porque, além do facto de estas duas entidades não terem a melhor relação de sempre. Também é absolutamente verdade que a Qualcomm pede quantidades de dinheiro quase absurdas aos seus clientes.
Assim, com um modem 5G próprio, a Apple passa a controlar outro componente crítico dentro do seu produto mais importante (iPhone), gasta menos dinheiro por unidade implementada, e claro, tem ainda a cereja no topo do bolo de finalmente deixar a Qualcomm para trás das costas.
Apple está a ficar louca com o seu Modem! É para meter em tudo!
Pois bem, a Apple anda a desenvolver o seu próprio modem 5G desde 2019, e de facto, tem sido uma caminhada complicada para a empresa, que até tem um excelente CV no design e produção de chips.
Aliás, o iPhone SE 4 deverá ser o primeiro produto Apple com um modem 5G próprio. Servindo assim como um teste de hardware, e também de aceitação a nível dos consumidores. Um iPhone que deve chegar ao mercado com especificações técnicas muito interessantes, um design muito mais próximo daquilo que é um smartphone moderno, e claro, um preço apelativo, o que nem sempre é verdade nas gamas de produtos da Apple.
Porém, se pensa que é um teste para perceber se a “coisa” funciona, está muito enganado.
A Apple já tem vários outros modems prontos para o mercado, e ao que tudo indica, a ideia é levar esse mesmo modem para outras gamas de produtos.
Ou seja, além do iPhone e do iPad, a Apple também quer implementar este modem 5G nos seus portáteis MacBook. O que pode ser uma ideia muito interessante! Visto que os dados móveis estão cada vez mais baratos (obrigado DIGI!).
Como tal, um portátil pode vir a ser uma verdadeira ferramenta de trabalho, em qualquer lado, mesmo onde não existam redes Wi-Fi disponíveis.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!