A Corsair faz de tudo um pouco, mas, se há coisa que salta à vista, são mesmo os seus teclado mecânicos. Isto é especialmente verdade nestes últimos anos, em que a gigante dos periférios e hardware para PC/Consolas decidiu desenvolver e lançar alternativas para todos os gostos e carteiras.
Quer um exemplo? Nada melhor que olhar para o recentemente lançado Corsair K70 Pro TKL, um teclado que promete muita performance para o utilizador mais casual, mas também para o “Pro”.
(Análise) Corsair K70 Pro TKL – Um teclado pequeno, compacto, mas moderno!
Portanto, como dissemos em cima, a Corsair tem mesmo muitos teclados pensados para o mundo do gaming, estando lado a lado com a SteelSeries, Logitech, e claro, a sua velha rival Razer.
Mas, ao contrário de algumas das suas rivais, a Corsair quer ser a marca com uma alternativa para tudo e todos. Sendo exatamente por isso que este K70 Pro TKL pode parecer um teclado estranho a uma primeira vista.
Afinal, temos switches magnéticos onde é possível ajustar o ponto de atuação entre os 0.1mm e 0.4mm. Temos uma qualidade de construção muito acima da média, apesar de não ser aquele chassis feito a 100% com metal como os entusiastas adoram. Temos também muita (e boa) iluminação RGB, controlos personalizáveis multimédia, e imagine só… Um descando para os pulsos incluído!
Tem de tudo um pouco, e de facto, tem sido um prazer utilizá-lo no meu dia-a-dia. É rápido, é bonito, e oferece um nível de personalização espetacular.
Porém, apesar do meu discurso inicial, este não é “bem” um teclado para todos, visto que o seu preço anda à volta dos 150~200€.
Design e Primeiras Impressões
Este K70 Pro TKL, como o nome indica, deixa o teclado numérico de lado. Por isso, aparece com um total de 87 teclas. Este é o meu formato favorito, porque temos um teclado muito mais compacto e “maneirinho” sem perder muita funcionalidade.
Além disto, temos também uma nova forma de controlar multimédia, bem como outras funcionalidades. Graças aos botões “Game Mode” “iCUE” e ainda o Seletor Giratório.
- Nota: Botão Game Mode mete os LEDs todos em uma única cor (à sua escolha), muda o polling rate (também à sua escolha até 8000Hz), e diminui o ponto de atuação para o mínimo (0.1mm). (Pode guardar até 5 perfis de jogo no teclado).
Ainda sobre o design, temos borracha na traseira, bem como apoios para aumentar a sua inclinação. O teclado, apesar de não ser feito todo de metal, é extremamente equilibrado e não dai do lugar, por mais força que meta em cada tecla. É também preciso salientar que o descanso dos pulsos é de grande qualidade.
Este é um teclado com fios, porém, pode ser utilizado em consolas Xbox e PlayStation.
Performance
Infelizmente, já não tenho o tempo para jogar que tive em outros tempos.
Ainda assim, no meu uso no dia-a-dia para escrever, e para algumas jogatanas noturnas, não tenho mesmo nada a apontar. Um teclado que lhe dá confiança para tudo, ou para quase tudo.
Extremamente confortável, e longe de ser demasiado irritante no barulho que cada tecla faz.
Também temos um elevado nível de personalização no iCUE, para meter o teclado mesmo à sua medida.
Conclusão
É um teclado de qualidade inegável, com um excelente aspeto e qualidade de construção. Tem uma boa almofada para os pulsos, tem switches magnéticos personalizáveis, e tem muita (e boa) iluminação RGB.
Porém, é caro, e nesta altura do campeonato, acredito que o mercado está mais virado para os teclados sem-fios, isto em vez de ter outro cabo USB a chatear no meio da secretária.
Mas isso são sempre opiniões!