Líquido de refrigeração a misturar-se com o óleo? É por isto!

Se descobrir que o seu líquido de refrigeração se está a misturar com o óleo do motor, tem um problema grave. Embora o óleo do motor e o líquido de refrigeração sejam ambos essenciais para o bom funcionamento do motor do seu veículo, não são compatíveis e são normalmente mantidos totalmente separados dentro do motor.

A principal função do líquido de refrigeração é manter o motor frio e evitar o sobreaquecimento. Isto removendo o calor produzido pelo processo de combustão, enquanto o óleo serve para lubrificar as peças móveis do motor. Se o seu líquido de refrigeração se misturar com o óleo, tanto o sistema de refrigeração como o sistema de lubrificação não poderão funcionar corretamente. Se for negligenciado, é provável que esta situação provoque danos graves no motor.

O que causa isto?

As causas habituais da mistura do líquido de refrigeração com o óleo do motor estão relacionadas com a avaria de um componente localizado perto do local onde as passagens de água e as passagens de óleo estão próximas uma da outra. Normalmente, isto deve-se a uma junta da cabeça defeituosa ou rebentada, que veda a área entre o bloco do motor e a(s) cabeça(s) do cilindro.

A junta da cabeça avariada não consegue manter o líquido de refrigeração separado do óleo, permitindo que se misturem à medida que ambos os fluidos circulam pelo motor. Um bloco do motor ou uma cabeça de cilindro rachados também podem ser a causa. Isto assim como um arrefecedor de óleo defeituoso ou um vedante do motor que tenha falhado. Um incidente de sobreaquecimento do motor também pode causar este problema, resultando em danos na junta da cabeça e/ou na cabeça do cilindro. Ou um acidente recente pode ter danificado o bloco do seu motor.

dizer a um mecânico
Verificação do óleo

Como pode resolver o problema?

Os sintomas de mistura do líquido de refrigeração com o óleo do motor aparecem normalmente no depósito do líquido de refrigeração ou na vareta do óleo. Procure um resíduo leitoso na vareta ou uma substância que pareça um batido de chocolate no depósito do líquido de refrigeração ou no tampão de enchimento. Também pode notar um fumo branco a sair do escape com um cheiro doce. É um indicador de que há líquido de refrigeração misturado com o óleo. Outro sintoma é se o seu carro estiver a perder líquido de refrigeração sem uma fuga.

O primeiro passo para resolver este problema é identificar a origem do problema. A não ser que tenha competências mecânicas de alto nível, deve mandar inspecionar o seu carro por um mecânico qualificado, que pode diagnosticar o problema específico e dar-lhe uma estimativa dos custos de reparação. Depois, pode decidir se vale a pena reparar o seu automóvel com base no seu valor versus o custo das reparações.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também