Atenção: uma VPN nem sempre oculta a sua localização!

Uma das vantagens de utilizar uma VPN é ocultar a sua localização. Mas se esse for o seu principal objetivo, poderá ficar surpreendido ao saber que algumas aplicações ainda conseguem saber a sua localização real. Ou seja, uma VPN não permite esconder tudo.

Quando se liga a uma VPN, esta cria um túnel encriptado entre o seu dispositivo e o servidor do fornecedor de VPN. Depois, quando envia ou recebe dados através da Internet, estes são transmitidos através do túnel e encaminhados para o destino pelo servidor da VPN. Nesta configuração, o servidor VPN é o intermediário que trata dos pacotes de Internet em seu nome.

Ao aceder à Internet em seu nome, a VPN esconde efetivamente a sua identidade. Para tal, utiliza o seu endereço IP em vez do seu endereço IP real. Isto funciona bem para enganar serviços ou aplicações que dependem de endereços IP para saber a sua localização. No entanto, esta estratégia não é infalível.

Os dados do seu GPS

Os smartphones e tablets têm um GPS incorporado que pode ser utilizado para indicar a localização atual do dispositivo. Especialmente nos telemóveis, as aplicações utilizam os dados do sensor GPS para determinar a sua localização. Por exemplo, aplicações de navegação como o Google Maps entre outras utilizam os dados do GPS para determinar a sua localização com precisão.

VPN oculta a localização

É por isso que, mesmo que se ligue a uma VPN e abra uma aplicação, a sua localização atual não mudará. Isto a menos que se desloque fisicamente para um local diferente. Tudo acontece porque a ligação a uma VPN apenas altera o seu endereço IP; não altera os dados do seu sensor GPS.

Como tal, estas aplicações podem continuar a indicar a sua localização real, independentemente das suas definições de VPN.

As redes Wi-Fi

Outro truque que algumas aplicações utilizam para determinar a sua localização real é verificar as redes Wi-Fi circundantes. Cada ponto de acesso Wi-Fi tem um endereço MAC único transmitido para os dispositivos próximos. O seu dispositivo pode detetar estas redes Wi-Fi próximas, mesmo que não esteja ligado.

Esta funcionalidade permite-lhe procurar e ligar-se facilmente a redes Wi-Fi próximas. No entanto, algumas empresas utilizam-na para criar grandes bases de dados de endereços MAC de Wi-Fi e respectivas localizações geográficas.

Assim, mesmo com uma ligação VPN, ou GPS desativado, algumas aplicações podem enviar a lista de endereços Wi-Fi próximos para uma base de dados de localização Wi-Fi para determinar a sua localização aproximada.

Utilizar Bluetooth e dispositivos próximos

Algumas aplicações também podem determinar a sua localização real utilizando Bluetooth e dispositivos próximos. Os smartphones e outros dispositivos com Bluetooth transmitem a sua presença a dispositivos próximos.

As aplicações podem determinar a sua localização detectando estes sinais e comparando a identidade dos dispositivos Bluetooth próximos com dados armazenados em bases de dados que os associam a localizações físicas específicas. Em parte, é assim que a função Encontrar o meu dispositivo funciona, mesmo quando o telemóvel está desligado.

O que importa aqui reter é que como viu nem sempre a VPN oculta a sua localização.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também