O Chrome é o browser mais utilizado em todo o mundo e isto tem uma razão de ser. É rápido e vem com várias funcionalidades que não só protegem como facilitam a vida dos utilizadores. Agora eis que há mais uma novidade a caminho. O site WindowsLatest descobriu que em breve o Google Chrome pode ter direito a um novo gestor de tarefas no Windows 11, 10 e noutros sistemas operativos para computador. De facto, ele até já está ativo no Chrome Canary, mas está longe de estar concluído.
Todos os browsers baseados no Chromium, incluindo o Chrome e o Edge, têm o seu próprio gestor de tarefas integrado. Pode aceder ao gestor de tarefas do Chrome clicando com o botão direito do rato na janela do browser e selecionando a opção de gestor de tarefas a partir daí. Também pode utilizar Esc + Shift para abrir o Gestor de Tarefas.
No entanto, o Gestor de Tarefas do Chrome ou do Edge não é tão poderoso como o do Windows 11/10
Se compararmos os dois Gestores de Tarefas, o Gestor de Tarefas do Windows 11 oferece um controlo maior e mais organizado sobre os processos ativos ou em segundo plano.
Por outro lado, o Gestor de Tarefas do Chrome junta tudo e não é muito bom para quem não percebe o que está a acontecer. Nem sequer tem uma barra de pesquisa, que é uma das caraterísticas mais necessárias para qualquer coisa que permita gerir os processos em execução.
Agora o Gestor de Tarefas do Chrome está a receber um novo visual onde pode filtrar as tarefas em Separadores, Extensões e Sistema.
Na categoria “separadores”, encontrará todos os separadores e janelas abertos. A secção “Extensões” irá alojar as suas extensões, incluindo a quantidade de CPU, GPU e memória que utilizam no Windows 11 (e noutros sistemas operativos). E o novo separador “Sistema” agrupa todos os processos relacionados com o sistema num único local, para que possa compreender o que está realmente a consumir os seus recursos.
O Chrome consome muitos recursos, por isso é muito bom que a Google esteja a introduzir algumas melhorias muito necessárias no seu Gestor de Tarefas.
A própria tabela de tarefas do Gestor de Tarefas foi atualizada
Os limites desapareceram e a Google está a apostar fortemente na acessibilidade. Existe uma nova barra de pesquisa no cabeçalho para encontrar tarefas rapidamente e um botão “Terminar processo” redesenhado. Os separadores estão agora alinhados com a primeira coluna da tabela de processos e o espaçamento foi ajustado.
Não é claro quando é que o Chrome estável irá receber o novo Gestor de Tarefas atualizado, mas pode ativar a flag experimental “Task Manager refresh” para experimentar o novo visual no Chrome Canary e até na versão estável do Chrome.
Basta ir a Chrome://flags, procurar Task Manager refresh, ativá-lo e reiniciar o browser.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!