A árvore de cames, veio de ressaltos ou eixo de comando de válvulas é um componente vital que desempenha um papel fundamental no processo de combustão interna. A sua função é sincronizar a abertura e o fecho das válvulas de escape e de admissão com o movimento dos pistões do motor. Entretanto trabalha em conjunto com a cambota, que é um componente distinto. Isto mesmo que os nomes pareçam semelhantes. Embora este componente e a cambota trabalhem em conjunto para manter o motor em funcionamento e as rodas em movimento, dependem de mais do que apenas um do outro para realizar estas proezas.
Como muitos outros componentes automóveis, a árvore de cames trabalha com várias peças e sistemas para manter o seu veículo a funcionar sem problemas. Uma dessas peças é o sensor de posição. Como o nome indica, o sensor monitoriza a posição e o movimento da árvore de cames e envia esses dados para o computador do automóvel ou para a unidade de controlo eletrónico (ECU). A ECU utiliza essa informação para regular e controlar várias coisas. São exemplo o tempo de ignição do motor, a injeção de combustível e muito mais. Se o sensor falhar ou funcionar mal, pode causar alguns problemas bastante incómodos no seu automóvel. Mas quais os sinais de problemas?
A luz de verificação do motor está acesa
Um dos principais sintomas de uma falha no sensor de posição da árvore de comando de válvulas é uma luz de controlo do motor acesa. A luz de controlo do motor é uma das muitas luzes de aviso do painel de instrumentos do seu automóvel. Foi concebida para aparecer quando o computador do veículo detecta um problema com um dos muitos componentes ou sistemas que alimentam o seu automóvel. A parte complicada é que vários problemas podem fazer com que a luz de verificação do motor apareça no seu painel de instrumentos. incluindo um sensor de posição da árvore de cames defeituoso.
Como mencionado, a Centralina depende do sensor de posição para enviar informações fiáveis e precisas. O computador utiliza esses dados para controlar vários sistemas críticos do veículo. No entanto, se o sensor deixar de enviar dados ou começar a enviar dados imprecisos ou erráticos, não conseguirá realizar o seu trabalho corretamente e detectará um erro no funcionamento do sensor. Esse erro pode acionar o sistema de diagnóstico a bordo do seu automóvel, ativando a luz de aviso do painel de instrumentos e armazenando um código de problema de diagnóstico (DTC) no computador.
O carro custa a pegar
Outro sinal comum é a dificuldade em ligar o motor. Mencionámos que o sensor de posição da árvore de cames é responsável por transmitir informações vitais ao computador do carro. Entretanto o computador utiliza esses dados para controlar coisas como a temporização da ignição e a injeção de combustível. Bem, a injeção de combustível e a regulação da ignição desempenham ambos papéis fundamentais no processo de arranque do motor. Se a sincronização estiver errada nem que seja por um segundo, ou se as quantidades incorretas de combustível chegarem às câmaras de combustão, o motor do seu carro terá muito mais dificuldade em rodar, e pode recusar-se a arrancar se a situação for suficientemente grave.
Mau desempenho do motor
Se o sensor de posição da árvore de cames estiver a falhar, é muito provável que o desempenho do motor seja fraco. No entanto, este sintoma pode ser um pouco mais complicado de identificar, devido aos vários problemas diferentes que pode implicar. Isto deve-se ao facto de “fraco desempenho do motor” ser essencialmente um termo abrangente. Assim engloba vários problemas do automóvel, como diminuição da aceleração, falhas de ignição, ralenti e paragem do motor. Para tornar as coisas ainda mais confusas, existem várias condições e avarias que podem causar um mau desempenho do motor. Nisto inclui-se um sensor de posição da árvore de cames defeituoso ou com falhas.
No caso de um sensor de posição da árvore de cames defeituoso, este problema ocorre porque a ECU está a receber dados incorretos ou erráticos ou não recebe quaisquer dados do sensor. Quando isso acontece, o computador não consegue regular e controlar corretamente coisas como as RPM do motor. O mesmo com a injeção de combustível e a temporização da ignição. A incapacidade da ECU de desempenhar corretamente a sua função conduzirá a vários problemas no seu automóvel e, frequentemente, esses problemas assumirão a forma de problemas de desempenho, como ralenti irregular ou inconsistente, redução da potência e da aceleração e paragem súbita.
A transmissão começa a funcionar mal
Um dos sintomas mais surpreendentes que pode sentir se tiver um sensor de posição da árvore de cames avariado ou a falhar é um problema na transmissão. O problema pode apresentar-se sob a forma de mudanças de velocidade difíceis. Também mudanças de velocidade atrasadas ou incapacidade de engrenar a mudança. Entretanto alguns veículos podem mesmo entrar em modo de potência reduzida do motor ou em modo de repouso.
A economia de combustível cai a pique
Se o seu sensor de posição da árvore de comando de válvulas estiver a enviar dados imprecisos ou inconsistentes, ou se deixar de enviar dados, é muito provável que note uma queda na economia de combustível do seu carro. Isto significa passar mais tempo a abastecer na bomba e gastar cada vez mais dinheiro em combustível. Também pode resultar em avarias imprevistas. Isto se não prestar atenção ao seu indicador de combustível e estiver habituado a passar mais tempo entre as idas à bomba de gasolina.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!