Xiaomi vai lançar um processador para smartphones!

No início deste ano, ouvimos rumores de que a Xiaomi estava a trabalhar no seu próprio processador para smartphones e isto já a olhar para 2025. Agora, outra fonte corroborou estas afirmações. De facto é uma informação muito importante já que pode causar grandes mexidas no mercado dos smartphones.

A Bloomberg relata que a Xiaomi está de facto a trabalhar num chipset personalizado, citando fontes familiarizadas com o assunto. As fontes acrescentaram que a produção em massa deveria ocorrer em 2025. Entretanto a publicação sugeriu que a experiência de fabrico de chips da Xiaomi também seria uma vantagem para o negócio de veículos elétricos da empresa.

Esta notícia chega quase um ano depois de termos ouvido falar pela primeira vez dos planos da Xiaomi para um processador personalizado para smartphones. O CEO da MediaTek, Rick Tsai, sugeriu um chipset Xiaomi personalizado em janeiro de 2024.

Como será este processador da Xiaomi para smartphones?

O leakster Yogesh Brar publicou algumas informações em Agosto. Nessa altura afirmou que o novo chipset Xiaomi seria revelado no primeiro semestre de 2025 e seria construído no processo de 4nm (N4P) da TSMC. Brar também afirmou que o chip seria comparável ao Snapdragon 8 Gen 1 de 2022 em termos de desempenho e teria um modem 5G da Unisoc.

Este não seria o primeiro processador de smartphone personalizado da Xiaomi. A empresa lançou o chipset Surge S1 em 2017 que alimenta o Xiaomi Mi 5C.

De qualquer forma, o novo processador da Xiaomi chega num momento oportuno para a marca. Os chips da Qualcomm e da MediaTek registaram um aumento de preços, enquanto as tensões entre a China e os EUA também resultaram em proibições comerciais de tecnologia avançada de semicondutores. Este novo processador personalizado pode ser menos capaz (inicialmente) do que as recentes ofertas dos rivais. No entanto as capacidades internas ainda podem ajudar a proteger a Xiaomi contra mais aumentos de preços e proibições comerciais mais alargadas contra empresas chinesas.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também