Google pode banir a sua conta: eis o que deve fazer!

Imagine que acorda um dia e descobre que a sua conta Google foi banida permanentemente e que não a pode recuperar. Dependendo da sua integração no ecossistema Google, uma proibição permanente pode ser mais do que um inconveniente. Pode ser devastador. Uma conta Google banida significa perder o acesso a coisas que pode utilizar diariamente, incluindo o Gmail, o Google Drive, o Google Fotos e o Google Pay. Todas as listas de reprodução que criou no YouTube desapareceram. Significa até voltar a comprar todas as aplicações, filmes e livros que comprou na Google Play Store. A verdade é que por erro, sem aviso prévio ou por desconfiar de alguma coisa a Google pode banir a sua conta. Mas vamos dizer-lhe o que deve fazer!

A Google pode banir qualquer conta

A Google tem todo o direito de encerrar contas. Normalmente isto acontece devido a algum comportamento do utilizador. Isto embora não pareça nada de grave. Outras vezes pode ser por acidente.

Num documento a Google afirma que pode banir a sua conta se “utilizar incorretamente” ou “interferir” com os serviços. A linguagem faz parecer que a Google só se preocupa com as pessoas que utilizam um produto Google de uma forma não prevista; por exemplo, alguém está a piratear a Play Store para obter itens gratuitamente. Também parece que a Google se concentra principalmente em ataques aos seus produtos, como um ataque DDoS. Mas a verdade é que a linguagem utilizada é muito abrangente.

A Google tem plenos poderes para decidir se alguém “utilizou indevidamente” um serviço ou não, o que não dá ao utilizador, o consumidor, grande margem de manobra. Por outras palavras, a Google tem muito poder sobre a sua conta e não há muito que possa fazer quanto a isso.

Não são precisas coisas graves

Muitos utilizadores do YouTube viram as suas contas Google (e não apenas as suas contas YouTube) banidas por “spam” num feed de vídeo com emojis.

Um grande problema para utilizadores Android

Para os utilizadores do Android, uma conta Google banida significa que todo o seu smartphone não funcionará corretamente. Com uma conta banida, deixa de poder sincronizar os seus dados, transferir aplicações ou receber notificações de algumas das aplicações mais importantes do seu telemóvel. A única forma de contornar esta situação é iniciar sessão com uma nova conta e começar do zero.

google pixel 9 pro xl: fomos fotografar as estrelas!

Por esse motivo perde os seus documentos importantes no Drive, as suas fotografias no Fotos, o seu e-mail, o seu smartphone, etc.

Conta do Google banida? Eis o que fazer.esta é a melhor app da google que pode salvar a sua vida! instale

Se ficou sem a sua conta Google tem mesmo de tentar fazer de tudo para a recuperar.

Em primeiro lugar, tem de descobrir o que aconteceu. Para tal, basta iniciar sessão na sua conta Google e ver a mensagem que aparece depois de concluir o início de sessão.

Felizmente, a Google oferece um processo de recurso para lidar com as proibições de conta.

Para recorrer da sua proibição, clique em Iniciar recurso e siga as instruções apresentadas no ecrã. Para além disso quem está na Europa pode recorrer a um organismo de resolução extrajudicial de litígios ao abrigo da Lei dos Serviços Digitais da UE, ou mesmo intentar uma ação judicial.

Enquanto espera, pode tentar descarregar pelo menos alguns dos dados da sua conta. Basta abrir as aplicações que utiliza (Google Fotos, Google Drive, etc.) com a sessão iniciada na sua conta banida e examinar a página que aparece. Em algumas aplicações, haverá uma hiperligação para instruções sobre como transferir os dados da aplicação, para o caso de a Google não levantar a proibição. Tenha em atenção que poderá não conseguir transferir conteúdo se a proibição se tiver baseado num (alegado) sequestro de conta, num pedido legal ou em violações de conteúdo “graves”, como conteúdo terrorista ou abuso sexual de crianças.

A Google acrescenta que, para algumas violações de políticas, aceitará até dois recursos. O utilizador deve ser avisado do número de recursos disponíveis antes de apresentar o primeiro.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também