Muitas pessoas aproveitam a Black Friday para trocar de smartphone. Isto faz sentido porque várias vezes conseguimos fazer uma boa compra a um preço ainda melhor. No entanto, a verdade é que nem sempre os equipamentos que baixam de preço são os últimos modelos. De facto, se formos à Worten, à Fnac ou a outra grande superfície vemos vários equipamentos mais antigos incluídos em várias promoções. Ora isto leva-nos a uma questão importante. Será que vale a pena aproveitar a Black Friday para comprar um smartphone com mais de um ano?
A verdade é que se quisermos seguir esta estratégia vamos conseguir boas oportunidades. Na prática pode ser uma das melhores decisões que vai tomar.
Desempenho
Uma das maiores preocupações quando se opta por um modelo do ano passado é saber se ainda se aguenta em termos de desempenho. No caso dos topos-de-gama a resposta é “sim”. Um modelo do ano passado tem um bom processador e boa memória. Assim é capaz de fazer tudo o que lhe pedimos. Ou seja, multitarefa, navegação nas redes sociais e jogos.
Com processadores potentes e componentes de primeira qualidade, os topos-de-gama com um ano oferecem uma longa vida útil.
Com os novos modelos a chegarem constantemente ao mercado, os principais modelos do ano passado sofrem frequentemente grandes descidas de preço. As ofertas sazonais e as liquidações facilitam ainda mais a obtenção de um smartphone de alta qualidade por uma fração do custo original. É aliás o que se está a passar com esta Black Friday. Além disso, o dinheiro que poupar pode ser usado para comprar uma capa fantástica ou uns auscultadores de qualidade superior.
Muitas opiniões de utilizadores
Quando um telemóvel está no mercado há um ano, já foi submetido a testes rigorosos por parte dos utilizadores, o que significa que há muito feedback do mundo real disponível. Depois de ler as opiniões dos utilizadores, vai ficar mais confiante sobre o que deve ou não fazer.
Ou seja, escolher um carro-chefe com um ano de idade significa que está a optar por um dispositivo mais polido, experimentado e testado que teve tempo para amadurecer e ser refinado através de atualizações.
Não está a perder muito
Então, está mesmo a perder ao escolher um topo de gama com um ano de idade? A resposta é não. Nos equipamentos com um ano de diferença a maoria das actualizações são incrementais. Entretanto é provável que venha a receber o que foi lançado para o novo modelo graças às atualizações de software.
Agora, é verdade que com os topo-de-gama mais antigos, pode perder algumas coisas. Mas, na maioria dos casos, o que está a perder é relativamente insignificante e não faz uma grande diferença na utilização diária. Se tiver um orçamento limitado, continua a obter uma experiência de topo com um dispositivo que se manterá relevante e funcional durante anos.
Está a pensar comprar um smartphone com um ano ou mais na Black Friday? Conte-nos tudo nos comentários.