Tempos desesperados exigem medidas desesperadas e, como vimos com os fenómenos climáticos extremos de 2024, estes são tempos desesperados, de facto. São precisamente estas catástrofes naturais que motivaram um novo ataque dos eco-activistas Home | Tyre Extinguishers. O que começou no Reino Unido é agora uma organização mundial, sem líderes, que conta com ativistas de 22 países. O seu objetivo é desencorajar as pessoas de comprarem ou conduzirem SUVs em cenários urbanos. Estas ações irão intensificar-se em toda a Europa por isso tenha cuidado se tem um SUV, vive na cidade e sobretudo não tem garagem.
Inicialmente esvaziam os pneus e deixam notas a explicar o seu gesto. Isto na esperança de que o proprietário seja convencido a reconsiderar a sua escolha para conduzir em cidade. O argumento é que os SUV poluem mais. Isto tanto na utilização quotidiana como durante a produção. Isto porque são maiores, são mais perigosos em caso de acidente (também devido ao seu tamanho) e são absolutamente desnecessários para a utilização na cidade, ocupando mais espaço e contribuindo para o congestionamento.
Com o aumento do número de SUV nos últimos anos, registou-se um aumento das emissões de CO2, que ultrapassou as emissões do sector da aviação, de acordo com os dados divulgados pela Agência Internacional da Energia (AIE). A adoção generalizada de SUV contribui, por si só, para as alterações climáticas, mas a situação poder-se-ia inverter se as pessoas se recusassem a comprá-los.
Pelo menos, é o que dizem os extintores de pneus. Uma vez que as emissões de CO2 foram o catalisador das recentes catástrofes naturais, como as inundações em Valência e o furacão na Florida, os SUV são responsáveis pelas vidas e casas perdidas em ambas as ocasiões.
Um ataque com várias mensagens
Foi essa a mensagem que o grupo tentou transmitir com o “ataque” deste fim de semana. Aí pintaram mais de 20 SUV com graffiti em Edimburgo, na Escócia. Algumas mensagens incluíam falsas sondagens sobre se os SUV deviam ou não ser proibidos, enquanto outras os acusavam abertamente de matar pessoas reais, quer as que pereceram nas cheias de Valência, quer as vítimas de um acidente com um SUV.
Não parece que nenhum pneu tenha sido esvaziado nesta ocasião, embora os danos nos veículos sejam consideráveis.
O grupo reivindicou a responsabilidade pelo novo “ataque”, dizendo que estes “tractores de Chelsea” não tinham lugar nas “suas” ruas. “Os SUVs estão a arruinar mais do que apenas Edimburgo. Se os SUVs fossem um país, seriam o quinto mais poluente do mundo”, lê-se numa mensagem nas redes sociais.
Outro post acusa os líderes da COP29 de fazerem “apenas acordos sujos e promessas vazias”. Já outro visa as pessoas que compram SUVs, acusando-as de não se importarem “com os danos que estão a causar”. O grupo declara que são eles que “os vão responsabilizar”.
Entretanto números recentes demonstram que os argumentos utilizados pelo Tire Extinguishers são válidos. Os SUV são mais poluentes durante todo o seu ciclo de vida. Também mais perigosos em caso de acidente, além de desnecessários na cidade. Dito isto, ações como esta não deixam de constituir danos criminais, razão pela qual a polícia apela a todos os que virem atividades suspeitas para que as denunciem imediatamente.
Realmente não é uma boa altura para se ter um SUV na cidade.
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