No geral o Android geralmente sai-se melhor no que diz respeito à liberdade de escolha. O sistema operativo da Google é conhecido pelas suas opções de personalização, apesar do iPhone estar muito melhor devido a imposições europeias. Por exemplo, no Android pode facilmente descarregar e instalar aplicações de outras fontes que não a Google Play Store. Isto permite instalar versões mais antigas de apps Android mas já explicamos como tudo se processa.
Enquanto a Play Store alberga centenas e milhares de aplicações outras lojas apresentam várias outras aplicações de código aberto. Para além de experimentar novos tipos de ferramentas, pode instalar versões mais antigas de aplicações utilizando ficheiros APK no seu telefone.
Isto pode ser útil se tiver problemas depois de ter atualizado uma aplicação recentemente.
Infelizmente, a Play Store não permite retroceder e instalar uma versão mais antiga. É aqui que os ficheiros APK podem ser utilizados para fazer o downgrade de uma aplicação no seu telemóvel.
Instalar versões mais antigas de uma aplicação no Android
Fazer o sideload de aplicações através de fontes de terceiros no Android é fácil – encontrar os pacotes de instalação corretos é onde pode enfrentar alguns desafios. O APKMirror é uma fonte confiável que contém não apenas os ficheiros APK mais recentes, mas também possui um repositório para versões anteriores.
Vá para o site e use a caixa de pesquisa para encontrar a aplicação que deseja instalar. Por defeito, ser-lhe-á fornecida uma ligação para a versão mais recente da aplicação, mas se descer até à secção “Todos os lançamentos”, poderá encontrar uma versão mais antiga da aplicação. Em alternativa, se tiver um número de versão anotado, pode fazer uma pesquisa rápida no Google para encontrar o ficheiro APK mais rapidamente. Mais uma vez, é recomendável que só descarregue ficheiros de fontes legítimas, como o APKMirror.
Depois de fazer o download é fácil.
Comece por desinstalar a aplicação que pretende substituir no seu telemóvel. Isto ajudará a evitar quaisquer problemas quando tentar carregar uma versão mais antiga da aplicação.
Transfira o ficheiro APK para o seu dispositivo Android. Em alternativa, pode transferir o pacote diretamente para o seu telemóvel.
Vá para a aplicação de ficheiros e abra o ficheiro APK. Se esta for a primeira vez que instala a partir de uma fonte de terceiros, será orientado para ativar fontes desconhecidas. Basta seguir as instruções no ecrã.
Toque em “Instalar” e inicie a aplicação assim que o processo se concluir.
Mas cuidado
Embora fazer o sideload de uma versão mais antiga de uma aplicação possa ter as suas vantagens, os programadores costumam lançar actualizações de segurança cruciais com as versões mais recentes. Confiar numa versão desatualizada de uma aplicação, especialmente uma que lida com dados sensíveis, não se recomenda e pode colocá-lo em risco de ataques de malware. Não é invulgar encontrar bugs inesperados quando se atualizam aplicações, mas estes são frequentemente corrigidos rapidamente em patches futuros – e é por isso que deve manter sempre tudo atualizado no seu telemóvel.