Nesta altura é inevitável o aparecimento de bolor nas casas. Quer seja por termos as janelas mais fechadas, por secarmos roupa no interior, ou pela falta de sol, o bolor parece que se multiplica da noite para o dia. Claro que existem sempre produtos comerciais para isto mas a verdade é que pode gastar muito menos e conseguir acabar com o bolor com algumas soluções naturais.
Borato de sódio como aliado
As soluções de limpeza naturais, como o bórax, também conhecido como borato de sódio, são a melhor opção para remover o bolor das paredes sem danificar a pintura. De facto, as propriedades antifúngicas do bórax fazem dele um excelente produto de limpeza natural. Misture uma chávena de pó de bórax com quatro litros de água e aplique a solução com uma escova nas áreas afetadas, tendo o cuidado de não a espalhar para outros locais. Quando terminar, limpe a solução e deixe-a secar completamente
Aumentar a ventilação e controlar a humidade
Durante o inverno, é frequente mantermos as janelas fechadas para reter o calor. Mas isso pode prender a humidade dentro de casa, onde o bolor se desenvolve. Para o evitar, a ventilação regular é fundamental durante os meses mais frios.
Abrir brevemente as janelas ou utilizar exaustores em áreas com elevada humidade, como a casa de banho ou a cozinha, pode ajudar a evitar o aparecimento de bolor.
Recomenda-se também evitar secar a roupa dentro de casa. Esta liberta humidade no ar, ou utilizar um desumidificador, se tal for inevitável, para ajudar a neutralizar o excesso de humidade.
Evitar a acumulação de condensação
As superfícies frias, como as janelas, as paredes exteriores e os tectos, são propensas à acumulação de condensação durante o inverno. Isto torna-as áreas-chave para o desenvolvimento de bolor.
As cortinas térmicas e os tapa-buracos podem ajudar a isolar e a reduzir a acumulação de humidade nestas áreas. Para proteger ainda mais estas superfícies, os proprietários podem aplicar uma tinta resistente ao bolor nas paredes. Também nos tetos e peitoris das janelas propensos à humidade, para ajudar a impedir o crescimento do bolor.
Verificar e reparar fugas
As fugas no telhado, janelas e canos podem piorar quando as temperaturas descem, levando a um crescimento inesperado de bolor.
Certifique-se de que verifica regularmente estas áreas durante os meses de inverno. Especialmente depois de uma chuva forte ou queda de neve. Entretanto repare e feche imediatamente quaisquer fugas ou lacunas na sua casa, a fim de evitar a entrada de humidade, uma vez que esta cria as condições perfeitas para o desenvolvimento de bolor.
Cobrir as manchas de bolor com soluções temporárias
Entretanto as cozinhas e as casas de banho são muitas vezes as divisões onde o bolor cresce mais facilmente. Isto devido ao excesso de humidade. Depois de remover e proteger a sua casa do crescimento de bolor, podem ficar algumas manchas.
As áreas com azulejos são propensas a acumular sujidade e fuligem, e o bolor e o mofo mais persistentes nas linhas de argamassa. Uma caneta para juntas é uma solução para quem procura uma forma rápida, fácil e económica de refrescar as suas juntas, ao mesmo tempo que ajuda a prevenir futuras acumulações de humidade.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!