Esta é uma questão que várias pessoas fazem e para o qual parece não existir uma resposta fácil. Isto porque a maioria das pessoas olha para isto como se fosse uma questão de gosto pessoal. No entanto, isto está longe de ser verdade. Na verdade existe uma razão para dentro da casa de banho existirem tomadas mas de uma forma geral se ter o interruptor da luz fora da casa de banho. Adivinha?
Normalmente todas as decisões que estão relacionadas com o posicionamento de coisas elétricas estão relacionadas com a segurança. Assim quando pensam na criação de uma casa de banho, de um quarto, de um corredor, todos os elementos são tidos em conta. Num quarto as tomadas estão geralmente do lado de dentro. Numa cozinha, em muitos casos na parte de fora. Nas casas de banho o interruptor da luz salvo raras excepções ficam do lado de fora. A razão para tudo isto é segurança. Mas também se pode perguntar. Se é por segurança qual a razão para poderem existir tomadas do lado de dentro das casas de banho? Pois bem é aqui que reside a resposta a esta questão.
É possÃvel ter as tomadas do lado de dentro da casa de banho porque estas têm uma caracterÃstica que os interruptores não têm. A ligação à terra. A ligação à terra protege as pessoas de serem electrocutadas, mesmo em caso da humidade. Os interruptores não têm esta ligação. Assim num ambiente de muita humidade poderia ser morte certa.
De facto tudo isto parecia ser uma questão de gosto mas na realidade é muito mais do que isso. Trata-se da segurança.
A ligação à Terra
A ligação à terra é uma caraterÃstica de segurança essencial nos sistemas de energia, concebida para proteger contra choques eléctricos e danos no equipamento. Proporciona um caminho seguro para a dissipação do excesso de corrente para a terra, evitando o aparecimento de tensões perigosas.
A ligação à terra estabelece uma via eficaz para a descarga da corrente eléctrica, normalmente dirigindo a corrente para a terra para a neutralizar. Sem ligação à terra, uma carga eléctrica pode acumular-se em fios ou dispositivos a nÃveis perigosamente elevados, podendo provocar arcos eléctricos.
A Terra tem uma carga negativa, que pode cancelar cargas positivas. Esta caraterÃstica permite que a terra actue como um dissipador do excesso de energia eléctrica, proporcionando um ponto de descarga natural. A maioria dos sistemas eléctricos (por exemplo, baterias de automóveis, tomadas eléctricas e aparelhos domésticos) incorpora um fio de ligação à terra. Este fio de terra é intencionalmente concebido para se ligar à terra, tirando partido da capacidade da terra para dissipar o excesso de carga eléctrica.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!