Experiência DIGI completa: O que vale o serviço? Já temos relato!

É inegável que a DIGI mudou o mundo das telecomunicações em Portugal, ao trazer preços muito mais competitivos, isto ao mesmo tempo que também decidiu derrubar o “muro” dos 24 meses de fidelização.

No entanto, como é normal, ao ser um serviço ainda muito jovem, com uma cobertura que ainda não se iguala a tudo aquilo que as três grandes operadoras são capazes de oferecer. Ainda existem muitas dúvidas na cabeça dos consumidores.

Por isso, como ainda não temos fibra DIGI por aqui, vamos pegar no relato de um utilizador que decidiu mudar-se de malas e bagagens para a nova operadora. Estamos a falar de Internet Fixa (Fibra Ótica) + Rede Móvel + TV. Correu bem?

Experiência DIGI completa: O que vale o serviço? Já temos alguns relatos!

há um truque para ativar o cartão digi mais depressa!


Link do Post Original

Como percebi que há muito interesse em como estão a correr as coisas com a DIGI, decidir partilhar a minha experiência, isto na região de Lisboa.

Vou fazer a descrição cronológica porque é mais fácil lembrar-me, e como o post é longo, dividi por secções:

Adesão

Fiz a adesão no dia em que abriu a oferta comercial, terça-feira (5 de novembro), pelas 10h. Aderi à Net, TV e Móvel Ilimitado com número DIGI. No dia seguinte, quarta-feira, recebi o cartão SIM, coloquei no telemóvel, e como é normal, só começou a funcionar na quinta-feira.

Dados móveis (sobretudo LTE e por vezes 5G) e chamadas tudo ok, SMS não uso pelo que não testei.

Entretanto, nessa quinta-feira de manhã ligou-me o técnico a agendar a instalação da fibra para o dia seguinte, sexta-feira.

Instalação

Quando chegou, o técnico perguntou se queria uma instalação em paralelo com a que tinha – Vodafone – ou se podia usar a existente.

Preferi a segunda opção, porque ia avançar logo para o cancelamento da Vodafone. Basicamente desligou o router da Vodafone, nem mexeu naquela caixa branca que está na parede, ligou o ONT, o router e a box tv da DIGI e depois o resto foi no PDO.

Não vi, mas imagino que tenha desligado do PDO da Vodafone e ligado no da DIGI, porque não mexeu em cabos dentro do apartamento. Simples e rápido.

NET

Sou um utilizador básico da internet. Não faço teletrabalho, não jogo online, só navego na net e uso apps de streaming, portanto a minha análise será sempre básica, na ótica do utilizador comum.

O apartamento é pequeno por isso tenho sempre sinal no máximo por WiFi, não fiz speedtests, mas até agora não notei diferença em relação ao que tinha – 500 Mbps da Vodafone.

Não fiquei sem net em nenhum momento até agora, e se não soubesse que tinha trocado de ISP acharia que estava tudo igual. Também em 10 anos, só tive duas ou três falhas de net da Vodafone.

TV

A box da TV é fraca, mas não uso, tal como não usava a da Vodafone – também fraca. Uso Apple TV.

Posso dizer que a app é arcaica, porém com boa qualidade de imagem. Gosto da forma como organiza os canais. Não permite andar para um período específico de um programa, apenas para o início, e por vezes não apanha o início mas sim alguns minutos depois do programa começar.

No EPG, quando seleciono um programa passado específico, vai para a emissão em direto do canal, não funciona. Ou seja, tem potencial mas precisa de bastantes melhorias. Sobretudo na questão das gravações automáticas.

Alterações que diria que são simples de implementar, desde que haja vontade, porque atualmente parece uma app de testes que não deveria ser utilizada. Como uso pontualmente a TV, diria que nesta fase serve para o básico.

Móvel

Não faço muitas chamadas por rede tradicional e não envio SMS, pelo que só posso avaliar a questão dos dados móveis.

Desde que tenho o cartão que só utilizo os dados móveis da DIGI, mantendo a WOO para chamadas. Viajei muito de carro, fiz muitos quilómetros – A1, A8, A9, A41, A42, A43, A3, A4, A27, e mais uns quantos A’s, em zonas litorais e interior (não interior profundo) e tive sempre LTE e por vezes 5G.

Com streaming de música, plataformas e TV sempre com qualidade máxima e Waze e Google maps idem, nunca tive falhas de rede. Como já disse, não faço speedtests nem análise mais técnica, pelo que só posso avaliar se tenho ou não rede e com qualidade, quando preciso dela.

Se não fosse a questão do roaming, que a mim me faz falta, e o tempo de espera para falar com o apoio ao cliente, já tinha pedido a portabilidade.

Notas finais

Não quero que este post seja mais um de bajulação à DIGI, pelo contrário.

Sinto, pelo menos pelo que tenho lido online, que tudo é uma gigantesca fase de testes (principalmente no Móvel e na TV). Fica a ideia de que a oferta comercial foi lançada de forma apressada, apesar de no meu caso eu não ter razões de queixa.

Estou muito satisfeito com o serviço e só posso recomendar, sobretudo a net fixa. Mas claro, há riscos por estarmos a falar de uma empresa que está a começar a oferta comercial.

Riscos que eu estava disposto a correr, porque posso ficar sem serviço durante vários dias, já que isso não tem implicações na minha vida.

Problemas principais:
  • O roaming não funcionar é de um amadorismo gritante, e uma das razões que me levaram a ainda não fazer a portabilidade – que será feita quando esse problema for resolvido; (A DIGI promete Roaming na próxima semana)
  • A complicação com a ativação e configuração dos SIM, em vez de ser colocar no telemóvel e já está, é um pouco amador;
  • A comunicação no geral. Há muitas falhas de tradução no site, SMS e e-mails que acho inaceitáveis para uma grande empresa como a DIGI;
  • A inexistência de uma área de cliente, portal e app, para resolver coisas simples e aceder às informações básicas;
  • A dificuldade para falar com o apoio ao cliente, com horas de espera;
  • A app de TV que está mais verde do que algumas apps que estão em fase beta;

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também