Como estamos fartos de dizer, a DIGI veio transformar o mundo das telecomunicações em Portugal. Os consumidores já não querem aceitar os preços de antigamente, nem querem ficar “presos” a contratos de 2 anos. Isto é especialmente verdade quando os termos contratados mudam várias vezes ao longo desses mesmos 24 meses, seja devido à inflação, ou mudanças estranhas nos termos do mesmo.
Ainda assim, apesar do perigo que é a DIGI ao domínio das 3 grandes operadoras Portuguesas, estas não querem, pelo menos por enquanto, rivalizar de igual para igual.
Sendo exatamente por isso que a aposta está a ser feita a partir da Uzo, Woo e Amigo, as três marcas low-cost da Meo, NOS e Vodafone (respetivamente), que claro está, utilizam a mesma exata infraestrutura (fibra e antenas de rede móvel 4G e 5G). Aliás, foi durante o dia de ontem, que estas três operadoras atualizaram a sua oferta para um modelo de negócio mais próximo ao da DIGI.
O problema é que estas operadoras low-cost estão a fazer algo que parece não fazer qualquer sentido, e é ao mesmo tempo anti-consumidor.
Já não existem ofertas nacionais? Há sempre condicionantes?
Operadoras Low-Cost acompanham a DIGI. Porém, apenas onde existe cobertura da operadora Romena.
Portanto, isto não parece estar a acontecer em todo o lado, mas, em várias regiões Portuguesas, estas operadoras low-cost estão a diminuir a sua cobertura, ao oferecer serviços apenas e só onde a DIGI já entrou, ou está prestes a entrar.
São muitos os consumidores a afirmar que esta é a nova estratégia de mercado das 3 grandes. Com alguns até a apontar para uma redução da cobertura da noite para o dia.
Isto é grave, é mesmo muito grave. Sendo uma prática abusiva. É exatamente por isso que alguns consumidores mais atentos estão a fazer queixa junto da ANACOM. (link)
Afinal, se a infraestrutura é exatamente a mesma, não existe nenhuma razão para a cobertura ser diferente entre as marcas low-cost, e as marcas premium. Existir proposta low-cost apenas onde existe cobertura DIGI é apenas mais uma prova de que este mercado precisava de uma pedrada urgente no charco.
Provavelmente nao dá em nada, mas o facto de as low-costs estarem a retirar a sua cobertura em zonas onde a DIGI não está é absolumente aberrante e tem de ser investigado. Isto força o cliente a comprar serviço premium e com novas fidelizações.
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