Conseguir as sete horas de sono recomendadas nem sempre é fácil. O stress, o álcool, a dor e alguns medicamentos podem fazer com que fique a olhar para o relógio durante várias horas. Embora todos possam ter uma noite de insónia ocasional a verdade é que cerca de 30% das pessoas sofrem de insónia crónica, sendo mais comum nas mulheres e nos adultos mais velhos. A insónia pode levar a uma má qualidade de vida, a um aumento do risco de acidentes e a perturbações psiquiátricas.
Se tiver insónias, pode ser-lhe prescrita medicação para dormir ou terapia para o ajudar a dormir. Também pode recorrer a certos alimentos para o ajudar a dormir. Não existem alimentos específicos ou uma dieta específica que ajudem com a insónia, de um modo geral. No entanto existem certos alimentos que podem ajudar algumas pessoas a adormecer mais facilmente.
De acordo com um artigo de 2021 na Annual Review of Nutrition, o triptofano em alimentos como nozes, sementes e legumes pode ser convertido em melatonina para apoiar o seu ciclo de sono Especialmente se consumir esses alimentos com carboidratos. Alguns alimentos podem promover o sono porque são ricos em melatonina, como as amêndoas e as nozes. O estudo sugeriu que os nutrientes das frutas, legumes, leguminosas e proteínas magras da dieta mediterrânica trabalham em conjunto para melhorar a qualidade do sono.
Comer antes de dormir se tiver insónias é má ideia
Embora alguns alimentos possam ajudar as pessoas a adormecer estes podem não funcionar para pessoas com insónia.
Fazer uma refeição tardia não é o melhor para o seu sono. Especialmente se tiver insónia. Quando se trata de práticas de sono saudáveis em geral, é melhor manter a sua maior refeição, ou seja, o jantar, pelo menos 3 a 4 horas antes da hora de dormir. Comer uma refeição maior muito perto da hora de dormir pode fazer com que o seu sistema digestivo seja muito ativo em um momento em que seu corpo deve estar relaxando para se preparar para dormir.
Se tiver fome à hora de deitar a melhor opção então é um pequeno lanche, como iogurte grego com nozes porque é rico em proteínas e hidratos de carbono complexos. Desta forma, apazigua a fome e evita uma queda de açúcar no sangue, que pode interromper o sono. Não se esqueça de o comer cerca de uma hora antes de deitar a cabeça na almofada.
A melhor estratégia
Embora a ingestão de alimentos ricos em melatonina, como kiwi ou nozes e a prevenção de grandes refeições muito perto da hora de dormir possam ajudar a dormir, a dieta por si só não pode tratar a insónia.
Deve estabelecer um horário de sono consistente para apoiar um bom sono. O exercício regular também o ajuda a dormir, mas o álcool, a cafeína e a nicotina podem mantê-lo acordado, por isso reduza também.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!