Os eletrodomésticos inteligentes e outros dispositivos sem fios oferecem comodidade, mas muitas vezes à custa da privacidade. Embora não tenha de se livrar de todos os dispositivos inteligentes em sua casa, deve ponderar quais os dispositivos que ficam e quais os que não ficam. De facto, indo mais longe se está preocupado com a privacidade não tenha isto em casa.
Colunas inteligentes
As colunas inteligentes, como o Amazon Echo ou o Google Nest necessitam de detectar a palavra de ativação (“Alexa”, “Ei, Google”) e continuarão a ouvir até o fazerem. Uma vez ativadas, gravam os comandos e as conversas, enviando-os para os servidores para serem processados. Isto significa que as grandes empresas de tecnologia têm acesso a gravações do interior da sua casa. Mesmo que não tencionem utilizar os dados de forma maliciosa, são sempre possíveis fugas ou violações acidentais de dados.
Além disso, estas empresas analisam o que o utilizador pede para melhorar os seus algoritmos e criar anúncios direcionados. Embora as empresas garantam que os dados são anónimos, é fácil associá-los a si com informação suficiente.
Se é do tipo que renuncia a qualquer aparelho inteligente para garantir a sua privacidade, não deve ter um destes altifalantes inteligentes em casa. Mas se tiver de o fazer, pelo menos silencie o microfone quando não o estiver a utilizar durante algum tempo, reveja e elimine regularmente as gravações de voz e evite discussões sensíveis perto de um deles.
Câmaras de segurança sem fios
As câmaras de segurança sem fios, especialmente os modelos populares ajudam a monitorizar a sua casa para garantir a segurança. Atualmente, muitas câmaras inteligentes carregam as imagens para a nuvem, onde as violações podem expor a sua vida privada.
Mesmo que a cloud permaneça segura, as câmaras de segurança sem fios podem, ironicamente, ser um problema de segurança. Os piratas informáticos podem ter acesso ao seu Wi-Fi e potencialmente roubar imagens, permitindo-lhes mapear divisões, ver potenciais objetos de valor e utilizar as câmaras para observar todos os seus movimentos.
Fechaduras inteligentes
As fechaduras permitem-lhe controlar o acesso à sua casa com um smartphone. Pode conceder o acesso remotamente e acompanhar as entradas em tempo real. Embora convenientes, as fechaduras inteligentes apresentam riscos de segurança.
As fechaduras inteligentes recolhem dados quando as portas são trancadas e destrancadas e armazenam-nos na cloud. Se forem pirateadas, estes dados revelam padrões sobre quando está em casa, comprometendo a sua segurança. Pior ainda, um cibercriminoso com acesso pode abrir a porta remotamente. Ou seja, é algo com que deve ter cuidado se está preocupado com a privacidade.
Aspiradores inteligentes
Os aspiradores robôs têm câmaras e sensores para navegar pela casa. Eles mapeiam a disposição da casa para evitar obstáculos e melhorar a eficiência da limpeza. No entanto, este mapeamento também significa que o aspirador está a recolher uma planta digital detalhada da sua casa e pode, potencialmente, estar a espiá-lo.
Alguns aspiradores robots armazenam estes mapas na cloud e a forma como as empresas protegem estes dados nem sempre é clara. Além disso, os aspiradores com câmaras podem captar imagens ou vídeos do ambiente que o rodeia, comprometendo potencialmente a sua privacidade. Um aspirador inteligente é bastante útil, mas o risco associado a ele é bastante elevado. Por isso, embora muitas pessoas não pensem duas vezes antes de comprar um, como uma pessoa que valoriza a privacidade, vale a pena considerar se a conveniência de um aspirador inteligente vale o risco para a sua privacidade.
Monitores Wi-Fi para bebés
Os monitores de bebé Wi-Fi permitem aos pais ver e ouvir o seu bebé remotamente através de uma aplicação. Infelizmente, estes dispositivos são conhecidos pelas suas vulnerabilidades de segurança.
Um monitor de bebé Wi-Fi comprometido pode permitir que estranhos vejam o vídeo ou até comuniquem com o seu filho. Os piratas informáticos também podem recolher dados sensíveis sobre as horas e a duração das gravações, o que permite conhecer as rotinas diárias da sua família.
Uma melhor alternativa é adquirir monitores de bebé sem Wi-Fi, que utilizam outras frequências que não se ligam à nuvem ou à rede sem fios.
Assim se está preocupado com a privacidade não deve ter isto em casa.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!