A Xiaomi, apesar de ter aumentado os preços ao longo dos últimos anos, de forma a tentar separar um pouco a sua marca principal da submarca Redmi, sempre foi muito conhecida e adorada pela sua Qualidade/Preço.
Isto é algo que ainda hoje é real em toda a gama de produtos da fabricante, porém, é especialmente verdade no lado dos wearables. Um bom exemplo está no lado dos Xiaomi Buds 5! Earbuds que não têm de ser enfiados dentro do canal auditivo (o que é raro nos dias que correm), que são bonitos, são baratos, e oferecem todo um leque de funcionalidades super interessante.
(Mini-Análise) Xiaomi Buds 5: AirPods a 99€!?
Primeiras Impressões
Portanto, assim que retiramos os novos Xiaomi Buds 5 da caixa, percebemos claramente qual foi o foco principal da Xiaomi. Estamos obviamente a falar do design, mas também do conforto e funcionalidade.
Aqui podemos começar imediatamente pela caixa, que chega ao mercado com um design mais digno do nome Xiaomi, com um aspeto mais luxuoso, espelhado, ao mesmo tempo que é também compacta e prática.
Na verdade, apesar do foco no preço neste produto, a caixa faz passar a mensagem de que estes “fones” são na realidade mais caros do que aquilo que vai pagar na verdade.
Entretanto, no lado dos earbuds propriamente ditos, não tendo aquela típica “esponjinha” que não é nada amiga dos meus ouvidos, são na realidade earbuds mais ao estilo dos AirPods da Apple. Ou seja, são earbuds para se encostar ao canal auditivo, e não para os enfiar lá para dentro. Este é um design cada vez mais raro no mercado, mas que continua a ter muita procura.
Quanto à minha opinião e utilização, achei os buds um pouco grandes para o meu gosto, sentindo alguma dificuldade para os manter na posição mais “correta”. Porém, isto é muito provavelmente um defeito das minhas orelhas, e não dos buds. Já se sabe que este tipo de design não é para toda a gente!
App muito completa!
Entretanto, passando ao que realmente interessa, as impressões iniciais são realmente positivas. Temos um QR Code para fazer download da app, tanto para Android como para iOS, o emparelhamento é super rápido, sendo possível começar a utilizar estes earbuds em pouco mais de dois minutos.
Passando para aquilo que a app realmente tem de fazer, temos controlos e personalizações para tudo e mais alguma coisa. Que vai desde a personalização das funcionalidades dos gestos, opção de cancelamento de ruído que pode ser do mais suave ou mais profundo (esta opção é ajustável), efeitos de áudio, oferecendo opção de áudio bidimensional, e até opções para gravação de som.
Esta última uma nova funcionalidade, aparentemente super incrível e revolucionária, mas que na minha opinião, não é assim tão útil ou incrível, tanto que nem sabia existir antes deste produto. (Porém, como sempre, cada caso é um caso).
Funcionalidades dos Buds
Em termos de funcionalidades realmente interessantes, estes buds oferecem bastantes, o que é até surpreendente para o preço atual do produto.
Afinal, temos controlo por toques, pausa, play, ativar ou desativar o modo de cancelamento de ruido, atender chamadas e vários outros que podem ser ajustados na app conforme a sua preferência.
Porém, como qualquer sistema de controlo por toque, é boa ideia resumir-se ao mais simples. Nem sempre tive respostas a 100% aos toques que fazia, porque os buds são “picky” no sítio onde realmente é preciso existir o toque. Aqui vale a pena referenciar que os toques são feitos na haste, e não na sua base.
É sobretudo uma questão de habituação. Mas não é por acaso que os utilizadores continuam a preferir controlar a sua música a partir do smartphone ou relógio.
Qualidade de som.
Relativamente à qualidade de som, acho que temos aqui um produto vencedor. Afinal, tendo em conta o seu preço atual, o som é nítido, com pouca distorção e atinge várias frequências sem se notar qualquer esforço. Vale também a pena salientar a opção de áudio bidimensional que promete oferecer uma experiência quase de cinema em que o som parece estar em todo o lado. No entanto, admito que não usei muito esta funcionalidade, porque nunca fui muito fã deste tipo de tecnologia.
O meu maior problema é de facto o cancelamento de ruído. Porém, neste tipo de produto já se sabe ao que se vai. Earbuds incapazes de isolar o som devido ao seu design mais aberto, vão ser sempre earbuds com dificuldades no cancelamento de ruído.
A funcionalidade existe, e funciona em ambientes menos caóticos. Porém, fica muito aquém daquilo que existe no mercado.
Bateria
A Xiaomi promete cerca de 30 horas de autonomia entre buds e caixa, e de facto, é mais ou menos isto que eles conseguem oferecer.
- Autonomia (só auriculares – ANC desligado): 6 horas
- Autonomia (auriculares + caixa – ANC desligado): 30 horas
Porém, com ANC ligado, e volume alto, vai estar a olhar para uma autonomia dos buds á volta das 4 horas. Felizmente, têm suporte a carregamento rápido, sendo possível ganhar horas de autonomia com apenas 10 minutos de carregamento na caixa.
Conclusão
Em suma, se também é esquisito com o tipo de fone que usa e prefere earbuds que não obriguem a enfiar coisas no canal auditivo, estes são uma excelente opção. Especialmente ao novo preço de 99€, fruto da promoção de Black Friday da Xiaomi.
No fundo, são AirPods 4 a um preço muito mais em conta. Isto ao chegarem munidos de funcionalidades extremamente interessantes, uma boa qualidade de construção, e bons níveis de performance, a um preço que é raro no mercado de wearables.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!