Caso não saiba, os grandes grupos auto passam a vida a criar submarcas focadas no low-cost, para tentar vender em outros mercados, ou em outras gamas de preço, sem meter em causa a sua posição e estatuto. É esse o caso da Lynk & Co que tem muito apoio da Volvo, e é também o caso da Leapmotor, que faz parte do grupo Stellantis.
Pois bem, a Audi decidiu fazer algo de muito similar, com uma nova marca… Chamada Audi. Loucura!?
Audi lançou marca low-cost para carros elétricos
O nome é aparentemente o mesmo, mas as quatro argolas ficaram de fora, ao darem o seu espaço a um lettering simples que pelos vistos tem iluminação própria. Como deve imaginar, é difícil separar uma Audi Alemã de uma outra AUDI Chinesa. Porém, neste projeto, a fabricante alemã não está sozinha, visto que tem o apoio da SAIC, uma parceira de longa data do grupo VW.
Que carros vamos ver?
Pelo menos por enquanto, apenas um carro foi revelado, e não ainda modelo de produção. Estamos a falar do Audi E. Porém, a marca afirma que tem mais dois modelos no seu planeamento a curto/médio prazo! Um de grande porte, e outro de médio porte.
Entretanto, no lado do Audi E, além de ter um design um pouco diferente daquilo que é habitual no lado Alemão da coisa, temos 4.87m de comprimento, 1.99m de largura, 1.46m de altura, e finalmente 2.95m entre eixos. O que torna este automóvel algo muito similar, em dimensões, ao A5 Sportback.
A plataforma não aparenta ser uma já em uso pelo grupo VW, sendo muito provavelmente alguma adaptação feita em parceria com a SAIC.
Desempenho é prioridade!
Apesar do facto de esta Audi ser diferente da outra Audi, tudo indica que o Audi E, quando chegar ao mercado, vai contar com uma opção com dois motores elétricos capazes de oferecer um total de 764 cavalos de potência. Isto vai levar o Audi E dos 0 aos 100 km/s em apenas 3.6 segundos.
A bateria também é muito interessante, sendo da CATL, e ao contar com 100 kWh de capacidade. Isto significa que além de uma autonomia muito interessante, vamos também ter suporte a carregamento super rápido (370 kms em 10 minutos).
Lançamento!
Estes elétricos Audi chegam à China a partir de 2025. Porém, não exitem ainda planos para os lançar na Europa.
Ou seja, o alvo é a China, mais concretamente a BYD. A correr bem… Logo se vê.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!