iOS 18: iPhones confiscados pela polícia estão a reiniciar!

Quando se fala do iPhone ou mesmo dos Mac a maioria das pessoas concorda que a Apple é famosa por levar a sério a privacidade dos utilizadores. Aliás há muito que a empresa tem várias funções ao nível do sistema. Assim impedem os ladrões e os agentes da autoridade de aceder facilmente aos dados do utilizador num iPhone ou outro equipamento Apple bloqueado. É por tudo isto que as pessoas estão curiosas acerca de uma situação que se está a passar com o mais recente sistema operativo da Apple. É que o iOS 18 parece estar a fazer com que os iPhones confiscados pela polícia estão a reiniciar em condições específicas.

Como é que os iPhones se tornam mais seguros após um reinício

Entretanto antes de olharmos para esta questão importa ter em conta a forma como funciona a encriptação de dados no iOS. BFU (Before First Unlock) e AFU (After First Unlock) são dois estados que podem ditar o grau de dificuldade da extração de dados de um iPhone. Quando um utilizador reinicia o iPhone, o iOS desliga temporariamente a autenticação biométrica e mantém os dados completamente encriptados, o que torna a extração de ficheiros sensíveis excecionalmente difícil.

Depois de introduzir o código de acesso correto pela primeira vez após uma reinicialização, o iOS passa do estado BFU para o estado AFU. Assim desencripta os dados no dispositivo e ativa funcionalidades como o Face ID ou o Touch ID. Assim aconselha-se que as pessoas que estão a ser interrogadas reiniciem os seus dispositivos e os mantenham bloqueados.

iOS 18.1 beta, iOS 18 app, Apple Intelligence phishing
September 12, 2023, Brazil. In this photo illustration, the iOS 18 logo is displayed on a smartphone screen

O comportamento misterioso no iOS 18

Uma informação avançada pelo 404 Media afirma que “os agentes da autoridade estão a avisar outros funcionários e especialistas forenses que os iPhones que foram armazenados em segurança para exame forense estão de alguma forma a reiniciar-se, devolvendo os dispositivos a um estado que os torna muito mais difíceis de desbloquear”.

Entretanto o documento da polícia supostamente obtido pela agência afirma que os iPhones com iOS 18 estão a reiniciar automaticamente. Isto após cerca de um dia de inatividade ou remoção da rede móvel. Ainda mais interessante é que os iPhones reiniciados no estado BFU enviam sinais sem fios para iPhones próximos no estado AFU. Tudo para acionar uma reinicialização semelhante.

Embora a Apple possa ter implementado silenciosamente esta função de segurança como parte da recente atualização do iOS, também pode ser uma mera falha. Muitos iPhones com iOS 18.0 sofriam de um bug irritante que os fazia reiniciar aleatoriamente ao longo do dia. Esse problema foi corrigido no iOS 18.1. Agora o que será que se está a passar?

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também