Utilizar a máquina de lavar com temperaturas mais frias vai permitir poupar muito dinheiro. É que aquecer a água é uma das coisas que faz este eletrodoméstico gastar mais luz. No entanto na maioria das vezes não temos outra hipótese. É que na prática não sabemos ao certo o que colocar com água mais fria ou quente. No entanto não se preocupe porque vamos dar uma ajuda e dizer-lhe o que pode lavar ou não com água fria na sua máquina de lavar.
Não lavar a frio: panos de cozinha
Independentemente do que tenha andado a cozinhar, é provável que os seus panos de cozinha tenham bactérias. Embora uma lavagem num ciclo a frio possa ajudar a remover os resíduos da superfície e a dar-lhes um aspeto limpo, é importante lavar os panos de cozinha num ciclo a quente para os higienizar completamente. A maioria das bactérias morre a cerca de 65 graus, pelo que o ciclo quente da sua máquina de lavar deve ser suficiente para as eliminar. Após estas temperaturas elevadas, poderá ter a certeza de que os seus panos de cozinha estão limpos, seguros e prontos a usar.
Lavar a frio: Cores claras ou escuras
Colocar a máquina de lavar roupa no ciclo frio é uma das formas mais fáceis de lavar cores escuras para evitar que desbotem. Por isso, é melhor ter cuidado com as peças de cores escuras e saturadas do seu armário, limpando-as em água fria. A água quente pode fazer com que as cores sangrem e desbotem, por isso, a menos que esteja a lidar com roupa muito suja, mantenha a água fria.
Não se deve lavar a frio: Roupa de trabalho
Se trabalha num emprego em que tem de usar uniforme é provável que ele seja um íman absoluto para manchas e detritos. Por isso, o seu uniforme precisa do poder adicional da água quente e de um ciclo pesado para ficar verdadeiramente limpo, por isso evite utilizar água fria. Felizmente, os uniformes de trabalho, são normalmente concebidos para serem duradouros, pelo que não é provável que sofram qualquer impacto negativo de um ciclo de lavagem mais rigoroso.
Lavar a frio: Lã
A lã é um dos tecidos com maior probabilidade de encolher na roupa, por isso, faça o que fizer, evite pôr artigos de lã na máquina de lavar num ciclo quente. Isto é mais comum quando se trata de camisolas, mas tudo, desde gorros de lã a cobertores, também deve ser lavado a frio para evitar o encolhimento. Se os seus artigos de lã estiverem muito sujos, é melhor tratá-los previamente com removedores de nódoas e resolver o problema com a lavagem à mão.
Não se deve lavar a frio: Têxteis usados por alguém doente
Se tem uma doença contagiosa (ou alguém em sua casa), provavelmente já sabe que a melhor maneira de evitar que ela se espalhe é desinfectando as suas superfícies. No entanto, muitas pessoas esquecem-se de que isto também inclui quaisquer artigos de tecido com que a pessoa tenha estado em contacto. Para desinfetar os tecidos, recomenda-se que os lave na temperatura mais quente recomendada nas instruções de manutenção. É frequentemente o ciclo quente da sua máquina de lavar roupa. Isto pode incluir a roupa usada pela pessoa doente, mas também é importante ter em conta os cobertores e a roupa de cama. Evite usar água fria, pois isso não limpará completamente as peças de roupa.
Lavar a frio: Artigos com manchas à base de proteínas
As nódoas à base de proteínas podem ser difíceis de remover. Assim o seu primeiro instinto pode ser atirá-las para a máquina de lavar num ciclo quente. Embora isso possa ser útil para outras nódoas, não vai ser muito benéfico nesta situação. As nódoas à base de proteínas de sangue, leite, ovo ou mesmo abacate devem ser lavadas com água fria para obter os melhores resultados.
Não deve ser lavado a frio: Roupa com nódoas de gordura
Embora as nódoas à base de proteínas devam ser lavadas com água fria, obterá melhores resultados ao tratar as nódoas de gordura e óleo com água quente. Para lavar corretamente estas peças, limpe o excesso de óleo. Depois esfregue um pouco de detergente da loiça e lave a peça na máquina de lavar na temperatura mais quente recomendada na etiqueta de conservação.
Lavar a frio: Artigos com tendência para enrugar
Se tem artigos que são propensos a enrugar, é melhor lavá-los em água fria. A água quente torna o tecido mais flexível. À medida que este é atirado de um lado para o outro na máquina de lavar, estas temperaturas elevadas podem causar vincos. Mantenha o ciclo o mais frio e suave possível e, em seguida, agite ou estenda as roupas depois de as retirar da máquina para lhes dar uma oportunidade de se alisarem antes de secarem.
Não lavar a frio: Artigos que estão muito sujos
Como a água quente é mais potente na limpeza, a regra geral é utilizá-la sempre que os artigos estiverem muito sujos. Combinada com um pré-tratamento, deve conseguir eliminar praticamente qualquer nódoa com um ciclo de lavagem a quente. Isto ao passo que a água fria pode não ser tão eficaz.
Lavar a frio: Tecidos delicados
Para ajudar a reduzir o risco de danos, deve utilizar água fria para lavar os tecidos mais delicados. Isto estará indicado na etiqueta de conservação, mas em situações em que não tem a certeza, uma temperatura mais baixa é normalmente a aposta segura.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!