Apesar do facto de o lançamento oficial da DIGI em Portugal ter acontecido apenas no passado dia 4 de Novembro, é seguro dizer que a operadora Romena foi capaz de mudar completamente a forma como as telecomunicações funcionam em Portugal.
Afinal, havia espaço para fazer melhor! Havia espaço para serviços mais completos, a preços mais baixos. O que levanta a questão… Sendo que a DIGI é a quarta grande operadora do nosso mercado, onde estava a concorrência?
Aliás, isto levanta uma questão ainda mais importante! Será que o efeito DIGI faz falta em outros setores do mercado Português?
Onde é que precisamos de mais DIGIs em Portugal?
Portanto, a DIGI causou uma completa disrupção no mercado das telecomunicações em Portugal, ao provar que existe espaço, e até necessidade, para mais empresas a vir de fora. Tudo de forma a “partir a roda”, ao quebras com certos vícios de quem já existe no mercado, e aparentemente, até alguns acordos entre empresas (cartéis).
Mas, será que aquilo que a DIGI fez, pode ser repetido em outros setores de negócio em Portugal?
Essa é a questão que o Redditor pm2lp fez nesta thread.
Quais foram as respostas?
- Supermercados (Mercadona já mexeu um bocadinho!)
- Gasolineiras (é normal ter postos com os mesmos exatos preços)
- Via Verde (entidade dominadora do mercado)
- Transportes Públicos (nomeadamente comboios),
- etc…
Entretanto, a questão aqui passa por… Sim, o mercado é livre, porém, existem organismos criados para regular o mercado e evitar que monopólios ou cartéis existam. Se há coisa que a DIGI provou… É que as coisas não estão a ser muito bem controladas.
Antes de mais nada, o que se pode fazer para mudar a situação? É preciso mudar alguma coisa? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
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