(Análise) Monitor AOC AGON AG325QZN: Até engana!

Como estamos fartos de dizer, com a chegada em força do OLED ao mundo dos monitores, o que antigamente era extremamente caro, ou considerado super premium, está agora a cair da pirâmide para ocupar espaços muito mais apelativos para os consumidores no geral. Este monitor AOC AGON AG325QZN é exatamente isto.

Um monitor que continua incrível em tudo aquilo que realmente interessa, mas que devido ao facto de ser baseado em uma tecnologia mais “antiga”, acaba por aparecer em várias lojas a preços mais apelativos. Aliás, este é um monitor que deve ter debaixo de olho durante as próximas semanas de Black Friday.

(Análise) Monitor AOC AGON AG325QZN: Trabalhar e Jogar!

(análise) monitor aoc agon ag325qzn: trabalhar e jogar!

Especificações Técnicas:

  • Modelo: AGON 5 AG325QZN/EU
  • Ecrã: VA 31.5” // Plano
  • Resolução: 1440p (QHD) // 240Hz
  • Tempo de Resposta: 1ms GTG
  • HDR: DisplayHDR 400
  • Contraste: 4000:1
  • Ângulo: 178/178º
  • Ajuste Altura: 150mm // Tilt: -­3.5° ±1.5° ~ 21.5° ±1.5° // Swivel: -­20° ±2° ~ 20° ±2°
  • Conectividade: 2 HDMI 2.0 // 2x DisplayPort // 3.5mm
  • Peso e Dimensões: 6.22kg // 520 × 980 × 162

O monitor

Os jogadores, especialmente os mais entusiastas, gostam de se queixar de tudo. Mas, no mundo dos monitores, estamos com muita sorte! Afinal, um monitor com as especificações do AG325QZN teria sido um sonho impossível para a grande maioria dos agora potenciais compradores. Porém, em 2024, com preços muito mais em conta, e muito mais próximos dos 400€, é perfeitamente possível meter as mãos em cima de um monitor com especificações técnicas incríveis, para durar muitos e bons anos em cima da sua secretária do PC.

(análise) monitor aoc agon ag325qzn: trabalhar e jogar!
Margens reduzidas em todos os lados menos na parte de baixo. O que é normal neste tipo de monitor.

Aliás, este monitor, apesar de ser baseado num painel VA, e de por isso ser muito mais focado nos jogos. É também muito interessante para trabalho, graças a ângulos de visualização muito agradáveis, bons ajustes no suporte, e uma fidelidade de cores muito acima da média.

Afinal, o VA vs IPS costumava ser resolvido pela sua utilização principal, com os painéis VA a oferecerem um melhor contraste, o que o tornava superior para utilizações mistas, isto enquanto o IPS costuma ter um melhor controlo dos movimentos, à custa de níveis de preto fracos. Estes novos painéis VA são, de facto, o melhor dos dois mundos. O AG325QZN é excelente para jogar, ver filmes, trabalhar, etc… Dá para tudo! Pode não ser o melhor para nenhuma destas vertentes. Mas, é capaz de fazer tudo com imensa qualidade.

Design e Construção

A AOC é uma fabricante que gosta de meter o seu cunho nos seus produtos. A filosofia de design é sempre muito parecida, sendo muito fácil olhar de longe e dizer “é um monitor AOC”. Isto não é bom nem mau, é a forma de fazer as coisas da empresa, e de facto, até sou fã dos designs da AOC, especialmente nas gamas mais altas.

Dito tudo isto, este monitor, apesar de focado no gaming, não traz nenhuma das assinaturas tradicionais deste mundo. Não temos RGB, não temos um esquema de cores exagerado, nem sequer linhas de design exageradas.

(análise) monitor aoc agon ag325qzn: trabalhar e jogar!

É muito… Normal! Eu gosto.

Quanto às colunas… Bem… Não há! Por isso, terá de comprar colunas ou auscultadores. Se é um ponto negativo? Diria que depende do utilizador. Isto é para mim completamente indiferente, porque qualquer utilizador que use as colunas do monitor, é porque está mesmo a raspar o fundo ao tacho.

Há compromissos?

(análise) monitor aoc agon ag325qzn: trabalhar e jogar!

Apesar de ter sido lançado a um preço pouco simpático, este monitor nunca foi considerado topo de gama. Existem alguns compromissos à mistura. Como é o exemplo do uso de plásticos baratos em alguma da sua construção, e de um desempenho HDR aquém do que poderia achar “bom”. Mas isso é o normal em monitores HDR 400, e na realidade, tendo em conta todas as suas vantagens, e preço, é um monitor com poucas concessões em termos de qualidade pura e dura.

Conclusão

Este monitor mudou a minha forma de olhar para produtos baseados em painéis VA. Já tive um monitor gigante (47” Super Ultra Wide) baseado neste tipo de tecnologia, e achei que seria para nunca mais. Mas, as coisas mudaram, e a tecnologia está bastante melhor.

Aliás, inicialmente nem pensei que fosse VA, tal é a sua qualidade de imagem. Tenho mais monitores IPS em casa, e de facto, prefiro este.

Em suma, se quiser um bom monitor, de grandes dimensões, capaz de tudo… Bem, tem este!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também