A substituição de pneus faz parte do processo de ter um automóvel. Os pneus do seu carro irão desgastar-se mais cedo ou mais tarde e, quando isso acontecer, é provável que vá gastar algum dinheiro. No entanto, esta deve ser uma despesa que só terá de fazer de poucos em poucos anos. Os pneus de boa qualidade podem durar até cinco anos ou até 75.000 quilómetros se forem bem tratados. Mesmo os pneus mais baratos ou recauchutados devem durar, em média, mais de três anos. Mas afinal o que está a estragar os pneus do automóvel?
Por vezes, tem azar e não consegue evitar esta situação de estragar os pneus do seu automóvel. Pode passar por cima de uma garrafa partida ou de outro perigo na estrada, danificando o seu pneu de forma irreparável. Mas alguns danos nos pneus são evitáveis, e um pouco de cuidado pode poupar-lhe muito dinheiro em despesas desnecessárias. Obviamente, não deve conduzir de forma agressiva, entrar em curvas e fazer burnouts se quiser que os seus pneus durem para além da fase de garantia. Mas algumas acções prejudiciais são um pouco menos óbvias.
Bater no passeio
Se estiver numa zona com uma curva particularmente apertada e com muito trânsito poderá ver uma parte do passeio com algumas marcas notáveis e uma boa camada de borracha. Manobras como o estacionamento paralelo também podem fazer com que os pneus vão de encontro à berma se o condutor não for suficientemente cuidadoso.
Embora roçar um passeio a baixa velocidade não seja bom para um pneu ou para a jante a que está ligado, um incidente isolado não é suscetível de causar problemas. Passar por cima de um passeio várias vezes ou ir de encontro ao pavimento a alta velocidade é uma história diferente. Alguns pneus adequam-se mais para lidar com o atrito do que outros.
Este é mesmo um problema sério que vai estragar os pneus do seu automóvel. Se passar por cima de um prego, o seu pneu pode-se furar, o que pode ser reparado de forma fácil e barata. Os danos no flanco são um problema sério e não podem ser reparados. Pode levar a um rebentamento e, se for mais do que um ligeiro arranhão, é provável que tenha de comprar um pneu novo.
Ignorar problemas de alinhamento
Se as suas rodas estiverem desalinhadas, pode dar por si a gastar pneus muito rapidamente.
A forma mais fácil de detetar um problema de alinhamento é verificar a superfície dos seus pneus. Se a superfície do pneu estiver a desgastar-se de forma irregular, isso indica fortemente um problema de alinhamento. Outros sinais reveladores podem incluir o facto de o veículo puxar para um lado, o seu volante não estar direito quando vai para a frente e a condução ficar visivelmente instável a alta velocidade.
Se ignorar um problema de mau alinhamento, um dos lados do seu pneu irá desgastar-se significativamente mais depressa. Eventualmente, isto conduzirá a um rebentamento. Os problemas de alinhamento das rodas também afectam frequentemente mais do que um pneu, por isso, quando uma roda rebenta, é provável que o pneu oposto não fique muito atrás.
Não verificar a pressão dos seus pneus
Conduzir com um pneu furado danifica-o para além da reparação. Mesmo os pneus “run-on flat” são concebidos apenas para o ajudar a chegar a uma loja de pneus e devem ser deitados fora quando lá chegar. Mas o pneu do seu carro não precisa de estar furado para causar problemas. Um pneu com baixa pressão pode deformar-se, o que provoca um desgaste maior e irregular.
Os sensores e um computador de bordo monitorizam a pressão dos pneus na maioria dos carros actuais e alertam o condutor se a pressão se tornar perigosamente baixa. Assim este alerta pode ser uma luz de aviso da pressão dos pneus ou uma indicação no computador.
Entretanto os problemas não se ficam pelo aumento do desgaste dos pneus. Uma pressão incorrecta dos pneus pode causar problemas de manuseamento e aumentar o consumo de combustível. Uma pressão irregular dos pneus pode também fazer com que o seu veículo se desvie para um dos lados.
Não rodar os seus pneus regularmente
Entretanto a rotação dos pneus é um conceito simples. As rodas do veículo trocam-se para garantir que se desgastam o mais uniformemente possível. Mesmo que o alinhamento das suas rodas e a pressão dos pneus sejam perfeitos, as quatro rodas desgastam-se a ritmos diferentes. Se o seu veículo tiver tração dianteira ou traseira, as rodas motrizes terão mais binário e desgastar-se-ão mais rapidamente do que as rodas não motrizes. As rodas dianteiras também são ligeiramente inclinadas para tornar o veículo mais estável. Isto significa que se desgastarão de forma ligeiramente desigual. Uma rotação de pneus garante que quaisquer discrepâncias se equilibram e que o seu impacto se minimiza prolongando a vida útil dos pneus do seu veículo.
Agora já sabe o que está a estragar os pneus do seu automóvel.
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