Este é um assunto interessante no dia em que Donald Trump parece ter ganho as eleições Norte-Americanas, mas, ao que tudo indica, num nível de investimento sempre muito próprio da Huawei, existem vários indícios de que engenheiros da TSMC estão a abandonar, ou estão pelo menos a ser assediados, de forma se juntaren a uma parceria entre a Huawei e a SMIC.
Huawei: Investimento absurdo! Até engenheiros da TSMC são alvo
Portanto, caso não saiba, apesar do facto de a Huawei ter apostado em processadores Qualcomm Snapdragon em alguns produtos ao longo dos últimos anos, a grande aposta está na SMIC, que finalmente já é capaz de produzir chips de 5nm, apesar de ser um processo mais caro e mais lento, devido ao uso de máquinas DUV.
Daí termos tido o regresso dos SoC Kirin, que têm de facto apresentado grandes evoluções entre gerações.
Por isso, de forma a facilitar o processo, acabar com a dependência tecnológica que ainda existe, e desenvolver processos ainda mais poderosos que este, a Huawei está pronta a investir grandes quantidades de dinheiro. Um destes investimento está na aquisição de engenheiros da TSMC, ao oferecer o triplo dos seus salários atuais.
Aliás, uma das engenheiras visadas já veio a público com uma das propostas. Estamos a falar de Chloe Chen, que já recebeu vários emails deste tipo, vindos de uma das agências de recruta da Huawei.
Porquê o triplo do dinheiro?
Simples. Risco mais elevado! Visto que ao assinar um contrato com uma empresa Chinesa, é muito provável que esta engenheira nunca mais fosse capaz de arranjar emprego em Taiwan. Por isso, é um emprego de elevadíssimo risco. A recompensa tem de ser diretamente proporcional.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Acha que a Huawei ainda tem o potencial para regressar em grande? Ou com Donald Trump de volta ao poder, o certo vai apenas ficar ainda mais apertado?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!