Os automóveis modernos requerem uma série de liquídos diferentes. A maioria das pessoas conhece o óleo do motor. No entanto, muitas pessoas podem não se aperceber de que o óleo de motor existe em vários tipos, classificações e consistências. Por exemplo, temos o óleo do motor convencional e sintético. Ambos são derivados do petróleo e do petróleo bruto. No entanto, o óleo sintético contém compostos artificiais e é submetido a vários processos químicos para o refinar em maior grau. Os óleos sintéticos têm poucas impurezas e, normalmente, proporcionam uma lubrificação e uma dissipação de calor superiores às dos óleos convencionais. Isto leva-nos a uma questão. É seguro misturar óleo convencional e sintético?
Atualmente, muitos fabricantes de automóveis recomendam que os proprietários encham os motores dos seus carros com óleo sintético em vez de óleo convencional. A utilização de óleo de motor sintético pode permitir-lhe um intervalo maior entre as mudanças de óleo e pode proporcionar uma melhor proteção dos componentes internos do seu motor ao longo do tempo. No entanto, se o fabricante do seu automóvel recomendar a utilização de óleo sintético e só tiver acesso a uma versão convencional, pode estar a perguntar-se se é seguro mudar entre os dois.
Sim, pode misturar óleo convencional e sintético. Ao fazê-lo, não irá danificar o seu motor, mas poderá remover ou diminuir alguns dos benefícios que advêm da utilização de óleo puramente sintético. O que é realmente importante é utilizar um óleo com a viscosidade ou espessura adequada, conforme recomendado pelo fabricante do automóvel.
Como escolher o óleo correto para o seu motor
Como referido, existem vários tipos de óleo de motor e marcas de óleo de motor. Se está a planear mudar o óleo em casa ou levar o seu próprio óleo para um serviço profissional de mudança de óleo, pode sentir-se confuso com a variedade de opções. Não se preocupe – descobrir o tipo de óleo que o seu carro precisa é bastante simples. A melhor maneira de o fazer é consultar o manual do proprietário. Dependendo do seu automóvel, pode normalmente encontrar o manual do proprietário no porta-luvas do passageiro. Este contém uma lista de tarefas de manutenção que tem de efetuar regularmente para manter o seu automóvel saudável. Na secção sobre o óleo, o manual fornecerá algumas opções recomendadas.
Se não tiver o manual do proprietário, pode sempre abrir o capô e verificar o tampão de enchimento do óleo. Um tipo de óleo, como 5W-30, deve estar gravado na superfície da tampa.Outro método simples e conveniente é visitar uma loja de peças para automóveis. Aí, pode pedir a um funcionário que procure o seu veículo no sistema informático. A base de dados fornecer-lhe-á o tipo de óleo e de filtro de que necessita para efetuar a sua própria mudança de óleo, e a loja irá muito provavelmente oferecer-lhe algumas opções adequadas a diferentes níveis de preços.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!